Governo | 02/09/2015
Em um mês, Prefeitura registra 39 mil atendimentos a moradores com o Cartão Cidadão
Documento é obrigatório desde o início de agosto e permite acessar os serviços oferecidos pela municipalidade
Após um mês da obrigatoriedade do uso do Cartão Cidadão para acessar os serviços municipais, completados na segunda-feira (31), a Prefeitura de Louveira registrou 39.010 atendimentos com o documento em todos os setores. De acordo com o levantamento, o setor mais utilizado pela população da cidade é atenção básica de saúde, ou seja, os postos de saúde, com 25.142 atendimentos pelo documento.
A Secretaria de Saúde oferece via Cartão Cidadão serviços como agendamento de consulta, exames e retirada de remédios. O documento permite ainda o envio de mensagens de celular (SMS) aos pacientes informando os horários das consultas, serviço que será implantado pela Prefeitura ainda neste mês.
Também vinculado à área de saúde, o segundo local mais utilizado pela população é a Irmandade Santa Casa de Louveira, que registrou em agosto 7.664 atendimentos pelo cartão Cidadão. O hospital, no entanto, não exige o uso do documento nas áreas de urgência e emergência, o que justifica também o alto número de atendimentos sem o Cartão, de 6.522.
Em seguida aparece a Secretaria de Cultura e Eventos, que solicita a apresentação do Cartão para inscrições e controle de presença nas oficinas culturais, entrega de ingressos para shows e empréstimos de livros na biblioteca municipal.
O Cartão Cidadão passou a ser documento obrigatório para acessar os serviços públicos desde o dia 1º de agosto. O ‘passaporte’ reúne grande quantidade de informações do morador e dispensa a apresentação de outros documentos.
Na área de educação, por exemplo, o documento é necessário para emissão de carteirinha de transporte escolar e para se inscrever no programa que oferece bolsas de estudo no ensino técnico e universitário. A Secretaria de Esporte também solicita o cartão cidadão do morador durante o ato de inscrição nas modalidades esportivas, além de controlar a presença dos alunos através do documento, reservar quadras, transporte de alunos e liberação de material esportivo.
Utilidades do Cartão por setor da Prefeitura
Esporte:matrículas, controle de presença, reserva das quadras, transporte de alunos, liberação de material esportivo;
Cultura:controle de presença nas oficinas, entrega de ingressos para Shows, empréstimo de livros da Biblioteca;
Segurança:Ouvidoria, a partir de outubro, nas abordagens feitas pela GM;
Educação:emissão de carteirinha de transporte escolar, entrega de documentos para inscrição do programa de bolsa escolar;
Serviços Públicos:Administração do Cemitério, cata treco, iluminação pública, limpeza de ruas, limpeza de galerias pluviais e boca de lobo;
Agua e Esgoto:Instalação e troca de hidrômetro, mudanças de cavalete, ligação de água residencial, cancelamentos, reclamações, revisão de tarifas, entre outros.
Saúde:Agendamento de consultas, exames e retirada de remédios. E neste mês envio de SMS para pacientes informando suas consultas;
Desenvolvimento Urbano:registro de atendimento, envio de SMS informando quando do início de obras em uma rua ou região - o serviço começará neste mês.
Atendimento
A região Central agora conta com um posto de atendimento do Cartão Cidadão. Instalado com o intuito de aliviar a demanda concentrada no posto do Programa do Bairro Santo Antônio, o novo local para retirada do documento fica na sede do Núcleo de Cidadania e Capacitação (Nucca), Sala 1, e atende a população de segunda a sexta, entre às 8h e 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.
Situado na Rua Antônio Antonioli, nº 27, atrás da Lotérica, o posto do Centro é uma alternativa mais cômoda para os moradores das regiões central e rural da cidade, que terão que se deslocar uma distância menor para retirar o documento. A instalação já diminuiu significativamente as filas de espera para retirada do Cartão no Posto do Santo Antônio, que fica na Rua Antonio Chicalhone, nº 338.
Os dois postos, entretanto, servem somente para o cadastro final e a entrega dos documentos já confeccionados. Já o pré-cadastro continuará sendo feito pelo site www.cartaocidadaolouveira.com.br. Para quem não tem acesso à internet, a Prefeitura disponibiliza o Acessa SP, localizado na Rua Gerônimo Bossi, 42, no Bairro Santo Antônio. O espaço de inclusão digital funciona das 8h às 12h e das 13 às 17h e fica disponível a todos os moradores que não se cadastraram no Programa.
Após o pré-cadastro online, o morador precisa comparecer a um dos postos de Atendimento do Programa, a partir do dia estipulado no protocolo emitido pelo site.
Documentos para retirada do cartão:
-Documento original com foto (RG, CPF, CNH);
-Certidão de Nascimento (Casamento, ou declaração de união estável);
- Comprovante de residência original, que pode ser representado pela Conta de Água ou de Luz dos últimos três meses;
-Carnê de IPTU ou contrato de aluguel reconhecido em cartório a mais de 3 meses. O mesmo vale para quem se cadastrou em data anterior a 1º de agosto e ainda não retirou o documento no Posto.
Para retirar o cartão de crianças é preciso que os responsáveis levem a certidão de nascimento. E, em caso da pessoa ser estrangeira, é necessário apresentar o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) permanente, além da comprovação de residência de um ano no município.