Educação | 18/06/2014

Em ritmo caipira, Festas juninas chegam para animar as escolas municipais de Louveira

Foto: Divulgação

O mês de junho chegou e com ele chega também o período das tradicionais festas juninas. Como já é de costume, várias unidades educacionais da rede municipal de ensino serão responsáveis pelo clima de festividade junina na cidade. De 23 a 27 deste mês, nove festas já estão programadas, com direito a quadrilhas, danças caipiras, comidas típicas, bandeirinhas e muitas brincadeiras envolvendo alunos, professores, familiares e a comunidade.

Para a secretária de Educação Juliana Euzebio Araujo, os ‘arraiás’ promovem momentos de lazer e servem como aprendizado cultural para os alunos “As festas juninas proporcionam um ensino dinâmico que envolve manifestação cultural, gastronomia e origem de elementos históricos. Além de ser a festa mais reproduzida e recriada nas escolas é também um bom momento para desenvolver projetos de aprendizagem sociocultural, através de pesquisas, atividades e brincadeiras’, destacou.

De acordo com a programação da secretaria municipal de Educação, no dia 23, às 9h, a festa acontece na EMEI Luiz Gonzaga. No dia 24, às 10h30, no CECI Pica-Pau Amarelo e às 13h, no CEIL Infantil Centro. No dia seguinte, 25, o arraial junino acontece das 7h30 às 14h no CEIL Fundamental Centro. Também no dia 25, às 9h,  tem festa junina no CECI Paraíso do Saber e às 15h, na EMEI Nicolau Finamore. Já a EMEI Pedro Miqueleto  tem sua festa marcada para o dia 26, às 8h30, assim como a CECI Herdeiros do Futuro, que comemora no mesmo dia, às 15h. Para finalizar, no dia 27, às 14h,  será a vez dos alunos da CECI Chapeuzinho Vermelho comemorarem a data.