Governo | 26/03/2015

Em reunião no TRT, Junior Finamore solicita Posto da Justiça do Trabalho em Louveira

Implantação iria diminuir em torno de 1 ano o tempo de espera para a primeira audiência de conciliação

Reunião TRT

Durante o encontro no Gabinete da Presidência da Corte, em Campinas, Finamore se dispôs a deslocar funcionários e disponibilizar um local para o funcionamento do Posto, cuja implantação agilizaria significativamente a resolução de conflitos trabalhistas na cidade.

Atualmente, os processos trabalhistas de Louveira tramitam no Posto Avançado (PA) de Vinhedo, vinculado ao Fórum Trabalhista de Jundiaí, embora representem cerca de metade das ações do PA. Saturado devido à demanda crescente das duas cidades, o Posto da cidade vizinha chega a registrar espera de um ano e meio entre o ingresso da ação e a primeira audiência de conciliação. Já com a instalação do Posto em Louveira, estima-se que esse tempo diminua para em torno de dois a três meses.  “A implantação do Posto seria excelente para nossos munícipes, pois proporcionaria mais agilidade, eficiência e um maior índice de pacificação entre os empregados e empregadores da cidade”, reforçou o prefeito.

O presidente do TRT, Lorival dos Santos, por sua vez, disse que iria levantar o volume atualizado de processos, para examinar a possibilidade, e afirmou que “vê com bons olhos essa parceria”. “Aquilo que for bom para a instituição e para população, nós estaremos de acordo”, disse.

Ele explicou ainda que a instalação do Posto Avançado de Louveira seria mais viável caso fosse criada a Vara do Trabalho de Vinhedo. Esta decisão, no entanto, está nas mãos do Congresso Nacional, onde tramita um projeto de lei que prevê a criação de novas varas.

Acompanharam a reunião o advogado da Prefeitura de Louveira e presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB Vinhedo/ Louveira, Carlos Eduardo Diniz; o procurador Geral da Prefeitura de Vinhedo, Édulo Wilson Santana; a presidente da OAB Vinhedo/Louveira, Adriana Viel; e a secretária adjunta da OAB Vinhedo/Louveira, Sandra Regina Rossi.