Segurança | 02/03/2023

Em reunião mensal, Conseg confirma queda nos índices de criminalidade em Louveira

Conselho analisou os índices divulgados pela Secretária de Segurança Pública do Estado referente aos meses de Janeiro e Fevereiro

Na reunião mensal do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança de Louveira), realizada no final de fevereiro no Auditório da Câmara Municipal, membros do Conselho, moradores, representantes da Prefeitura e das forças de segurança se reuniram para discutir os números recentes divulgados sobre a segurança pública na cidade. Durante a reunião, as autoridades em segurança pública comentaram sobre os indicadores de criminalidade da cidade dos meses de janeiro e fevereiro, os quais foram considerados como baixos, comparativamente com demais cidades da Região Metropolitana de Jundiaí e, atenderam ou orientaram diretamente os questionamentos e demandas trazidas pelos presentes. Foram discutidas também as ações preventivas, de socorro, assistenciais, reabilitadoras e reconstrutivas  destinadas a evitar desastres ou minimizar seus impactos para a população e restabelecer a normalidade social.

Além disso, o CONSEG divulgou o processo de renovação da Diretoria do Conselho para o período de  2023 a 2025. Saiba como funcionará o processo:

- em fevereiro, durante a reunião foi divulgado o Termo de Abertura Oficial do Processo Eleitoral e informado que o Edital de Abertura e Convocação das Eleições foi publicado no Diário Oficial do Município em 23 de fevereiro de 2023, que basicamente consiste na divulgação e chamamento público sobre o processo de eleição para toda sociedade louveirense;

- até 16 de março recepção dos nomes de candidatos interessados, que deverão enviar suas informações pessoais para a sede da Polícia Militar, Delegacia de Polícia ou através do e-mail do CONSEG louveira@conseg.sp.gov.br;

- em 19 de abril ocorrerá a eleição;

- em 18 de maio tomará posse a nova Diretoria. Como requisitos básicos os candidatos deverão ser brasileiros ou, se estrangeiro, possuir o Registro Nacional Migratório; residir, estudar ou trabalhar em Louveira; não registrar antecedentes criminais; ser maior de dezoito anos ou, se menor, possuir título de eleitor; e não ser cadastrado como Membro Efetivo em outro CONSEG.

Participaram do encontro a equipe da Diretoria do Conseg, Silvia M. Carvalho, Alides Cogo, Djúlia Feitosa, Roberto Omizollo e do seu Presidente J. Dimas Bessornia. Além da presença do Delegado Dr. Roberto Souza Camargo Jr., o Comandante da Polícia Militar, Sargento Anderson Torres,  o Comandante da Guarda Municipal José Capaci e o membro da Defesa Civil Jailson Rosa Batista.

“Nessa reunião, foi informado que iniciamos o processo de renovação da Diretoria do Conselho. Esse passo é muito importante, pois uma vez mais teremos a oportunidade de dar nossa contribuição direta e pessoal sobre a melhoria da segurança pública de Louveira. Incentivamos a todos que nos ajudem a divulgar em suas redes de contatos para que possamos contar com maior número de candidatos, e dessa forma escolher colaboradores interessados e competentes. Informe-se e venha contribuir para nossa segurança, pois a mesma é um dever do Estado mas, principalmente, também um direito e obrigação de todos nós” comentou o Presidente do CONSEG Louveira, J. Dimas Bessornia.

Os Consegs são grupos de pessoas da cidade que se reúnem para discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.

As reuniões ordinárias de cada conselho são noturnas e acontecem mensalmente, em imóveis de uso comunitário, seguindo uma agenda definida por período anual. Elas são abertas a todos os moradores.