Saúde | 06/04/2023

Em quatro dias, Centro de Referência do Autismo de Louveira já realiza atendimentos com humanização e profissionalismo

Em apenas quatro dias de funcionamento, o Centro de Referência do Autismo de Louveira (CAL) realizou diversos atendimentos, desde a inauguração, no dia 31 de março. A Secretaria de Saúde informou que as consultas já começaram na tarde do mesmo dia da inauguração. A Prefeitura ressalta que os pacientes passam em mais de um profissional no mesmo dia. A inauguração do CAL faz parte da gestão do prefeito, Estanislau Steck, que tem o compromisso de promover saúde eficiente e inclusiva. O novo espaço está localizado no piso térreo do Centro de Reabilitação de Louveira (CRL), no Jardim Vera Cruz, 400. Essa foi mais uma entrega dentro da programação de aniversário da cidade, onde os pacientes podem contar com uma nova disposição das salas para atendimento, consultórios e banheiros adaptados.

“O espaço é adequado e agradável para a convivência da população, que precisa e que merece toda essa estrutura. O Centro de Referência do Autismo de Louveira já está aberto para receber os pacientes, dando todo o tratamento e suporte necessário. Essa foi mais uma grande conquista para Louveira” disse o prefeito, Estanislau Steck.

Preparado pela Prefeitura de Louveira, o protocolo de atendimento do Centro de Referência do Autismo começa através do serviço Atenção Primária em qualquer Unidade Básica de Saúde, passando primeiramente por atendimento pediátrico ou clínico. Após isso, o paciente é encaminhado para avaliação no CAL. Desde antes da inauguração do novo espaço, a Secretaria de Saúde esteve chamando para avaliação os 340 pacientes que estavam na lista de espera, após a avaliação dos especialistas, 262 pacientes foram inseridos para acompanhamento no serviço. Os que não foram chamados foram orientados a seguirem com tratamento na rede normal, pois não foram diagnosticados com quadros de Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Para o primeiro agendamento, a equipe do CAL entra em contato com o paciente ou responsável para comunicar a data. Após a consulta, a equipe começa a preparar a sequência com as demandas de acordo com o diagnóstico, que pode levar várias sessões para ser concluído. O objetivo é atender as necessidades de cada paciente, sendo criança ou adulto.

Além da equipe padrão que também atua nas Unidades Básicas de Saúde, o Centro de Referência do Autismo contará com especialidades para atender as demandas de cada paciente, incluindo: terapeuta ocupacional, fonoaudiologia, fisioterapia, psicólogo, psicopedagogo, profissional de educação física, neurologista infantil e psiquiátrica.

Para facilitar o atendimento, os pacientes serão divididos em três grupos de faixa etária: menores de 7 anos, de 7 a 17 anos e maiores de 18 anos.

O atendimento para crianças também inclui os pais e responsáveis, sendo proposto atividades coletivas. O objetivo é gerar um desenvolvimento saudável para o paciente de forma integrada com a família.

No protocolo de atendimento voltado para adultos, eles contarão com suporte a inserção de práticas integrativas, como treino de habilidade social e inserção no mercado de trabalho. Neste último, a Prefeitura de Louveira prepara convênio com as empresas da cidade para inserir essas pessoas.

A quantidade de sessões e profissionais a serem inseridos no cuidado ao paciente dependerá da avaliação da equipe multiprofissional, com o objetivo de atender de forma eficiente as necessidades individuais de cada usuário do CAL.

“Nossos especialistas estarão prontos para atender com atenção e cuidado cada usuário. Incluir as famílias junto no atendimento com as crianças é fundamental para o progresso dela e o Centro de Referência do Autismo contará com isso”, disse a secretária de Saúde, Marcia Bevilacqua.

Entre outros investimentos na área da Saúde, a Prefeitura de Louveira, anunciou no dia 30 de março o novo Programa Rede Hospital Louveira, que contempla o anúncio do projeto de construção de um novo Hospital no Santo Antônio e, também, uma reestruturação do atendimento hospitalar na cidade com mais atendimentos, consequentemente, na Santa Casa de Louveira. As próximas novidades e atualizações desse assunto serão divulgadas nos canais oficiais da Prefeitura de Louveira.

Em outras ações pelo autismo, a Prefeitura realizou uma palestra no último sábado (1) aberta à população, no auditório da Secretaria de Cultura. O objetivo foi trazer informações sobre como o autista enxerga o mundo, como cuidar e dinâmicas para reflexões.

No domingo (2), ocorreram duas caminhadas em celebração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, realizadas pela APAE, pela Associação Anjos Capazes e o Grupo Nossa Voz Nossa Força, com o apoio da Prefeitura de Louveira.