Prefeito | 14/04/2023

Em prol do meio ambiente, o prefeito, Estanislau Steck, presidiu 1ª Reunião do ano do Conselho Diretor do Consórcio PCJ

Representando a Prefeitura de Louveira, o prefeito, Estanislau Steck, presidiu a 1ª Reunião do Conselho Diretor Gestão 2023/2024 do Consórcio PCJ, nesta sexta-feira (14). Na reunião foram debatidas e apresentados balanços de dados da situação climática atual, balanço hídrico com estimativa para os próximos meses, informações sobre pleitos, obras e ações em andamento voltados ao gerenciamento de recursos hídricos, saneamento e meio ambiente. Um dos destaques da pauta da reunião, foi a participação de representantes do Consórcio na Conferência da Organização das Nações Unidas sobre a Água, realizada em Nova Iorque. O prefeito é vice-presidente do Conselho Diretor do Consórcio PCJ, e devido ao presidente e prefeito de Limeira, Mario Celso Botion, não poder ter continuado a reunião após a abertura, Estanislau Steck presidiu a reunião, que foi realizada de forma online.

“As reuniões com o Consórcio PCJ são muito importantes pois todos os participantes estão conectados pelas bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. O objetivo é, juntos, estabelecer maneiras e estratégias para cuidar dessas águas que banham as nossas cidades. Trabalhando juntos vamos garantir bem-estar e um meio ambiente de qualidade para todos os moradores da região”, disse o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.

O Gerente de Comunicação e Sensibilização do Consórcio PCJ, Murilo Sant’Anna, realizou uma breve apresentação sobre a participação da instituição em Nova Iorque, tanto na Semana da Água da cidade quanto na Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Água. Ele relatou como foram as trocas de experiências e contatos realizados, e os compromissos assumidos para alcançar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial, ao ODS 6 – Água potável e saneamento.

Em responsabilidade com o meio ambiente, a Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Gestão Ambiental que em conjunto com outras Secretarias e em importantes parcerias, continua trabalhando para ampliar as ações através de melhorias e novos projetos. Os números até março mostram grandes resultados em coleta seletiva, proteção à fauna e educação ambiental. CLIQUE AQUI para conferir a matéria completa sobre o assunto.

Um dos destaques, é a implementação de um viveiro de mudas de espécies nativas e composteira de resíduos alimentares para o Centro de Educação Ambiental Tabarana (CEA Tabarana). Após isso, a Prefeitura dará início às atividades junto aos idosos, alunos da rede municipal e a população em geral. O objetivo é proporcionar conhecimento sobre o meio ambiente de modo interativo.

Consórcio Intermunicipal PCJ

O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí é uma associação de direito privado sem fins lucrativos, composta por municípios e empresas, que tem como objetivo a recuperação dos mananciais de sua área de abrangência. Mais informações no site: https://agua.org.br/.