Educação | 02/07/2024

Em parceria com Governo do Estado, Prefeitura de Louveira adere à plataforma de leitura Elefante Letrado

A plataforma, vinculada ao Programa Alfabetiza Juntos, oferece apoio ao letramento de alunos 1º ao 5º ano e contribui para o cumprimento do Plano Nacional de Alfabetização (PNA) oferecendo acesso à acervo literário, formação e valorização de professores e gestores escolares quanto ao uso e gestão pedagógica; mais de 3,6 mil alunos terão acesso à plataforma

Em nova ação na busca pelo fortalecimento educacional dos alunos municipais de Louveira, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, adere à plataforma Elefante Letrado, de acervo do Programa Alfabetiza Juntos, desenvolvido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual de Educação. Voltado ao inventivo à leitura, o programa oferece aos alunos de 1º ao 5º ano acesso à plataforma digital de leitura, que inclui acervo literário, atividades pedagógicas e testes de fluência leitora. Ao todo, 3.904 pessoas de Louveira terão acesso à plataforma, sendo 3.639 alunos e 265 professores, gestores e técnicos.

A plataforma será um complemento dos conteúdos já ministrados em sala de aula. Por meio dela serão disponibilizados mais de 500 livros infantis em português, prova online de fluência leitora e atividades. O acervo pode ser acessado por computadores das escolas, das casas ou pelos celulares dos pais.

Além dos alunos, os profissionais da Educação municipal também serão beneficiados pela parceria com formação e valorização para o bom uso da plataforma e gestão pedagógica para avaliação educacional e estratégia de aprendizagem voltadas aos alunos com altas habilidades, superdotados e com necessidades especiais. A parceria com o Programa tem duração de 12 meses e como um dos objetivos convergir esforços para o cumprimento do Plano Nacional de Alfabetização (PNA) no Estado de São Paulo. Além de Louveira, outros 364 municípios aderiram ao Programa.

Alfabetização

Material didático de 1ª linha, plantões pedagógicos, educação inclusiva, programas de incentivo à leitura e formação constante dos educadores. Estes são alguns dos pilares que conferem qualidade nacionalmente reconhecida à Educação em Louveira. Investimento recorde em Educação colocou Louveira em alta posição no Índice de Cidades Excelentes. (SAIBA MAIS)

Neste ano, em um novo investimento em Educação, a Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Educação, adquiriu 1.125 livros paradidáticos de inglês para complementar o ensino da Língua Inglesa e despertar o interesse dos alunos pelo aprendizado do idioma. Destinado aos alunos do Ensino Fundamental, os livros devem equipar as salas de leitura das escolas e serão utilizados em projeto de leitura no 2º semestre. (SAIBA MAIS)