Gestão Ambiental | 28/06/2023

Em novo espaço, Secretaria de Gestão Ambiental otimiza atendimento e serviços

Com o objetivo de proporcionar à população um ambiente propício, adequado e otimizado para as ações ambientais realizadas à população, a Secretaria de Gestão Ambiental está em um novo endereço, localizado na rua Ângelo Steck, n410, bairro Vila Nova, esquina com a Rodovia Romildo Prado. Além deste avanço em infraestrutura, a Prefeitura vem realizando uma série de investimentos na área, como no Programa de Pagamento por Serviços Ambientais, mutirão de Cadastro Ambiental Rural (CAR) e no desenvolvimento do Programa de Recuperação de Nascentes, em parceria com empresas da cidade.

“Agora neste novo espaço, o atendimento da Secretaria de Gestão Ambiental se torna mais confortável para o morador, onde podem contar com um ambiente adequado para um atendimento individual e mais eficaz. Com uma melhor infraestrutura, a Secretaria pode desenvolver mais projetos, otimizar a qualidade dos programas e acelerar o tempo dos processos internos. No fim, os moradores contam com serviços ambientais de qualidade”, disse o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.

Na parte interna, os ambientes foram divididos a partir da instalação de divisórias em drywall, que possibilita o redimensionamento das salas, caso haja necessidade.

Para oferecer mais comodidade ao cidadão, o prédio tem um amplo bolsão de estacionamento em frente.

Entre os serviços realizados, o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) atende atualmente 33 propriedades. A Prefeitura prepara uma parceria com o Consórcio PCJ para financiar parte dos pagamentos, com isso, outros investimentos poderão ser realizados.

Em preparação, o Programa de Recuperação de Nascentes vai buscar apoio de empresas em Louveira. O objetivo é realizar ações que vão proporcionar a recuperação, manutenção e preservação de mananciais que possuem trechos na cidade.

Na última terça-feira (27), a Prefeitura realizou um Mutirão de Cadastro Ambiental Rural (CAR), no Centro de Educação Ambiental Tabarana. O objetivo do evento foi regularizar os cadastros que estão com pendências, assim como efetuar a inscrição das propriedades que não possuem. O documento é obrigatório para todos os proprietários de imóveis rurais. A ação foi em parceria com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) de Campinas. O momento também foi oportuno para os proprietários conhecerem sobre o funcionamento do Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais. Se necessitar realizar o CAR, entre em contato com a Secretaria de Gestão Ambiental.

“Com essa nova infraestrutura vamos contar com espaço adequado para atender a população com ainda mais qualidade e atenção. Estamos trabalhando em novos programas e na otimização dos que já estão em funcionamento”, disse a secretária de Gestão Ambiental, Rose Celidonio.

O local também é a nova sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, concentrando todas as unidades de atendimento ao cidadão: Sala do Empreendedor, o Banco do Povo, o SAT (Serviço de Apoio do Trabalhador) e a unidade do Sebrae Aqui Louveira. Com dois andares, o prédio também oferece acessibilidade, com elevador.

Secretaria de Gestão Ambiental

Endereço: Rua Ângelo Steck, 410, bairro Vila Nova - esquina com a Rodovia Romildo Prado

Email: meioambiente@louveira.sp.gov.br

O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.