Gestão Ambiental | 04/06/2024
Em mais um destaque Estadual, Louveira recebe Prêmio Governador Franco Montoro
Cidade foi contemplada na categoria Agricultura Urbana e Periurbana, na faixa populacional de 50 mil a 99 mil habitantes
Em mais um destaque Estadual, Louveira recebe Prêmio Governador Franco Montoro (Ciclo 2024). A cidade foi contemplada na categoria Agricultura Urbana e Periurbana, na faixa populacional de 50 mil a 99 mil habitantes. Nesta quarta-feira (5), Louveira vai receber o prêmio em mãos pelo Governador Tarcísio de Freitas. Resultado é devido aos investimentos no Programa de Segurança Alimentar, realizado por meio da Secretaria de Assistência Social em conjunto com a Gestão Ambiental, também em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), que realiza a capacitação no segmento de agricultura para os participantes do projeto.
A primeira horta está localizada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Santo Antônio, e a segunda no Vassoural.
As hortas urbanas tem como objetivo proporcionar à população em situação de vulnerabilidade social acesso a alimentos de qualidade, complementação de renda, permitir além de socialização, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, desenvolvimento pessoal, conhecimento sobre o plantio, nutrição e alimentação saudável, cuidados com a saúde e meio ambiente.
A capacitação ocorre em quatro módulos com a participação de famílias vinculadas ao CRAS, inscritas no Programa Prato Cheio e próximas ao serviço. Serão realizados módulos sobre Olericultura, Compostagem, Tratos Culturais e Controle de Pragas e Doenças. A duração do curso é de 4 meses.
Além disso, em contexto ao meio ambiente e também se destacando no Estado, Louveira venceu o prêmio Município VerdeAzul na categoria de 50 a 100 mil habitantes em 2023. A cidade teve notas máximas em 9 das 10 Diretivas avaliadas: Esgoto Coletado e Tratado, Qualidade do Ar, Avanço na Sustentabilidade, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Gestão das Águas, Educação Ambiental, Arborização Urbana e Governança Ambiental, todas com nota 10, a nota máxima da avaliação. O ranking do Programa Município VerdeAzul é gerenciado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. Apenas 86 cidades, do total de 645 no Estado, tiveram notas acima de 80 pontos.