Assistência Social | 23/05/2023

Em Louveira, Prefeitura promove atividades lúdicas de valorização infantil com a realização da Semana Mundial do Brincar

Nesta terça-feira (23) acontecem piqueniques e brincadeiras ao ar livre na Fazenda Santo Antônio, das 13h30 às 16h30, e no Ponto de Encontro do CRAS Santo Antônio, das 14h às 16h; ações envolvem crianças, familiares e educadores

Como forma de incentivar as brincadeiras e valorizá-las dentro do processo de aprendizagem infantil, Louveira participa da Semana Mundial do Brincar. Nesta segunda-feira, 22 de maio, a Prefeitura deu início à uma extensa programação, com atividades realizadas em diversos pontos da cidade. As ações seguem nesta terça-feira, 23 de maio, com piqueniques e brincadeiras ao ar livre em dois pontos da cidade: na Fazenda Santo Antônio, das 16h30 às 16h30, e no Ponto de Encontro do CRAS Santo Antônio, das 14h às 16h. Para ver a programação completa (CLIQUE AQUI).

“O nosso objetivo para esta Semana Mundial do Brincar é promover atividades que estimulem a interação entre as pessoas, tanto das crianças como também dos adultos. É uma oportunidade, por exemplo, de incentivar essa relação entre as gerações. E isso começa já com a participação de muitas pessoas; envolvemos aqui em Louveira muitas das nossas secretarias municipais, além das entidades sociais parceiras. Foi tudo planejado com muito carinho para as nossas crianças – brincadeiras lúdicas, atividades pedagógicas que, além de serem divertidas, estimulam o afeto, a proximidade e a interação entre as pessoas”, disse o Prefeito Estanislau Steck.

Nesta segunda-feira (22), o primeiro dia das atividades aconteceu na Vila da Conquista e no Terra da Uva, onde foram realizadas atividades intergeracionais, com a participação de avós e netos em brincadeiras ao ar livre como confecção de dobraduras, corrida de sapo, música e dança.

As escolas municipais também têm uma programação especial dentro da “Semana Internacional do Brincar”. Em todas as unidades da rede municipal de ensino o incentivo à brincadeira acontece por meio de atividades pedagógicas em um espaço propício para isso, com brinquedos infláveis e muitas brincadeiras, além da distribuição de pipoca e algodão-doce. No CECOIN Pequeno Príncipe, por exemplo, as crianças criaram barquinhos de papel, brincaram de ‘amarelinha’ e coletaram no pátio da escola elementos da natureza para a confecção de uma centopéia de papelão.

“São propostas atividades para desenvolver a criatividade e a imaginação das crianças. O ato de brincar tem uma enorme importância dentro do processo de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo das crianças. E nossa intenção é envolver também a família, por isso as escolas incentivam a participação dos pais e responsáveis nas atividades desta semana tão especial”, disse a Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula. Como forma de convidar a população a participar desta semana, a Secretaria de Saúde montou painéis informativos decorados em todas as UBS’s para a divulgação da programação completa. As atividades serão realizadas continuamente durante toda esta semana, até domingo, 28 de maio. Também no dia 2 de junho, também como atividade dentro da Semana Mundial do brincar, todas as escolas municipais (Educação Infantil, Berçários e Ensino Fundamental) receberão brinquedos infláveis, pipoca e algodão doce.

Semana Mundial do Brincar

Como forma de comemorar o Dia Internacional do Brincar, celebrado em 28 de maio, a campanha foi desenvolvida pelos movimentos “Aliança Pela Infância” e “Movimento Unidos pelo Brincar", e visa a valorização da brincadeira durante a infância, como um direito da criança e como meio fundamental para desenvolver os aspectos cognitivos e inter-relacionais. Neste ano, o tema é A natureza do brincar: para brincar, ver e ouvir todo mundo junto”.

Em Louveira, a ação é realizada pela Prefeitura, por meio do Comitê da Primeira Infância, e tem o envolvimento das Secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde, apoio das Secretarias de Esporte, Lazer e Juventude, Cultura, Fundo Social, Gestão Ambiental, além da Pastoral da Criança e CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e de entidades sociais de Louveira.  Para mais informações (CLIQUE AQUI)

A Semana do Brincar em Louveira tem uma programação especial com atividades em diversos pontos da cidade. Confira:

Data: 23 de maio (Terça-Feira)
Hora: 14h às 16h
Local: Ponto de Encontro CRAS Santo Antônio 
Atividade: Piquenique e Brincadeiras ao Ar Livre

Data: 23 de maio (Terça-Feira)
Hora: 13h30 ás 16h30
Local: Fazenda Santo Antônio
Atividade: Piquenique com resgate de brincadeiras antigas (janela do ontem, hoje e amanhã), Oficina “Boneca de Milho” e brincadeiras com as participantes dos grupos de Mulheres do Vassoural, Lazer e Cestarolli.

Data: 24 de maio (Quarta-Feira)
Hora: 10h às 12h
Local: Parque da Represa do Córrego Fetá
Atividade: Brincadeiras e Atividades para adolescentes e adultos acompanhados pela CIELO. Atividade desenvolvida conjuntamente pelas equipes de CRAS e CIELO.

Data: 25 de maio (Quinta-Feira)
Hora: 08h30 ás 10h30 e 14h ás 16h
Local: Área de Lazer do Trabalhador
Atividade: Gincana Intergeracional com as crianças atendidas pelos CRAS e Cáritas e Idosos participantes do CCI – Troca de brincadeiras intergeracionais.

Data: 26 de maio (Sexta-feira)
Hora: 9h às 11h e 14h às 16h
Local: Estacionamento do CRAS Santo Antônio
Atividade: Toda última sexta-feira do mês é Dia do Brincar no CRAS, nesta sexta serão desenvolvidas atividades diferenciadas em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente: Gincana de resíduos, caça ao tesouro e atividades lúdicas;

Data: 26 de maio (Sexta-feira)
Hora: 10h às 12h
Local: CRAS Centro
Atividade: Toda última sexta-feira do mês é Dia do Brincar no CRAS, nesta sexta serão desenvolvidas atividades lúdicas e cantigas de roda com o público participante do Programa Viva Leite e seus responsáveis;

“Dia D” da Semana do Brincar

Encerrando as brincadeiras, no domingo dia 28 de maio, das 10h às 15h, haverá o “Dia D” – Evento de Encerramento da Semana do Brincar na Fazenda Santo Antônio com atividades livres e dirigidas: oficina de dobradura, corrida de sapo, oficina de confecções de boneca de retalhos “Abayomi”, contação de histórias, cantigas infantis, oficina de pintura, confecção de tinta natural, brincadeiras ao ar livre, bola, corda, bambolê, escorrega no papelão, pegada ecológica, atividade lúdica sobre projeto Tabarana, gincana de resíduos, circuito motor e muito mais.