Cidadão

Empresa

Servidor

Educação | 29/03/2023

Em Louveira, Prefeitura inclui caqui como sobremesa na merenda escolar

A fruta, que tem forte produção na cidade, está em época de colheita e com ótima qualidade; frutas são ofertadas para as crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental

Após o suco natural de uva ser introduzido como opção saudável na merenda escolar neste ano, agora é a vez do caqui ser ofertado para as crianças da rede municipal de ensino de Louveira. Assim como a uva, a cidade também se destaca pela produção de caqui, e em todas as unidades escolares a fruta tem sido ofertada como opção saborosa e nutritiva de sobremesa durante a merenda.

Temos esse privilégio de estarmos em uma região fruticultora, com muitas opções de frutas. Agora, estamos na época da colheita do caqui, entre março e abril. E nada melhor que aproveitar as frutas incluindo na alimentação das nossas crianças. Já com a uva fizemos isso, comprando e congelando as frutas para fazer o suco, agora o caqui também entra na merenda. É uma ação muito importante porque, além de contribuir para uma alimentação saudável para nossas crianças, também valorizamos o trabalho dos nossos produtores rurais”, disse o Prefeito Estanislau Steck.

De acordo com a Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula, a introdução do caqui na merenda é uma maneira de ofertar às crianças um alimento de alto valor nutricional, que é típico de Louveira e região, aproveitar a ótima qualidade dos produtos cultivados pelos agricultores da cidade e contribuir para o melhor aproveitamento das safras.

“Aproveitar as frutas de época para servir na merenda é uma opção muito vantajosa, e o caqui está com uma ótima qualidade, bem doce e suculento”, diz a Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula, que afirma que a fruta está fazendo sucesso entre os alunos.

Merenda saudável

Com a inclusão do caqui e da uva, as merendas nas escolas municipais em Louveira têm sido fonte de vitaminas, fibras e de todos os benefícios que as frutas proporcionam à saúde.  

Neste mês em que as escolas estão com uma ampla programação em comemoração ao aniversário de Louveira, algumas escolas realizaram atividades lúdicas com os alunos mais jovens, incluindo as frutas típicas da cidade para explicar a relação da fruticultura com o desenvolvimento econômico de Louveira.

Neste sentido, as crianças do Cecoin Chapeuzinho Vermelho participaram na última semana de uma atividade lúdica feita em sala de aula, em que pediram para degustar a uva, que é símbolo da cidade.

“As crianças aprenderam que a cidade se desenvolveu no passado por causa da produção de uva, e então levamos a fruta. Como era uma turma de crianças pequenas, esta foi uma experiência sensorial para que pudéssemos aliar as duas coisas, falar sobre a história e também, nada mais do que justo, provar a uva. Mas eles fizeram uma cartinha pedindo a fruta, foi muito bacana”, conta a Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula.

Usina de Suco

A alimentação saudável dos alunos da rede municipal terá em breve mais um importante aliado, a Usina de Suco, que já está sendo construída em Louveira pela Prefeitura.  O anúncio oficial foi feito no início deste mês, dentro do cronograma de aniversário da cidade, e o Prefeito Estanislau Steck tem se reunido com os agricultores para tratar sobre a gestão desta Usina. Segundo o Prefeito, as tratativas são no sentido de incentivar a criação de uma cooperativa para gerir a Usina de Suco e assim fomentar mais uma ação de valorização e fortalecimento do trabalho dos produtores rurais de Louveira.

caqui 1