Segurança | 07/04/2014

Em Louveira, Operação Verão encerra sem registros de incidentes graves

Foto: Divulgação

A Defesa Civil da Prefeitura de Louveira informou que durante a Operação Verão 2013 – 2014, realizada de dezembro de 2013 a março deste ano, não foram registradas nenhuma ocorrência de média e grande proporção referente a inundações ou enxurradas.

Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Cássio Garcia, o órgão local registrou somente quedas de árvore em vias públicas, veículos e fiação elétrica durante o período. “A operação verão tem como principal objetivo prevenir e minimizar os efeitos gerados pelas chuvas fortes, que normalmente se tornam mais constantes nesta época do ano. Porém, nesta temporada sofremos com uma estiagem atípica, ao invés das enxurradas comumente registradas nos anos anteriores, por isso não houve ocorrência de enchentes na cidade”, explica Garcia. 

Por conta da escassez de chuva, a operação foi finalizada em todo o Estado de São Paulo no último dia 31. O fim da ação foi anunciado após reunião entre integrantes da Defesa Civil e do Departamento estadual de Águas e Energia Elétrica (DAEE), realizada na última semana no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo, onde os especialistas analisaram a previsão do tempo dos próximos meses e decidiram que não há a necessidade de prorrogação.

No encontro foram discutidos também os resultados da Operação Verão, como números de municípios atingidos e total de investimentos em ajuda humanitária. Foi realizada, ainda, uma comparação entre o verão deste ano com os anos anteriores e um balanço das ações realizadas no município de Itaóca - afetado por fortes chuvas no mês de janeiro -, onde vários órgãos auxiliaram nas ações de prevenção e contenção.