Saúde | 08/02/2017

Em Louveira, mulheres têm acesso à mamografia sem enfrentar fila de espera

3Q5A2982.jpg.png

No último dia 5 de fevereiro comemorou-se o Dia Nacional da Mamografia. Em Louveira, a data, instituída para sensibilizar mulheres sobre a importância do exame para detecção precoce do câncer de mama, teve uma razão especial para ser celebrada. Desde julho de 2016, as mulheres da cidade contam com um moderno mamógrafo e hoje já não precisam se deslocar para outros municípios para realizar o exame.

O mamógrafo, de última geração, atende mais de 800 mulheres por mês e a boa notícia é de que não há fila de espera. Quando o equipamento entrou em operação, em julho de 2016, Louveira disponibilizava 120 exames mensais. Em seis meses de uso, a Prefeitura de Louveira aumentou a cota de exames e possibilitou um maior investimento na prevenção e no diagnóstico precoce da doença, uma das principais causas de morte entre mulheres no Brasil.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) em 2016 estimava-se 57.960 novos casos de câncer de mama no Brasil. Quando descoberta no início, a doença tem altas taxas de sucesso do tratamento. E, a mamografia é a melhor técnica para diagnosticar o câncer de mama em estágio inicial.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o mamógrafo conta com alto padrão de imagem e o procedimento se tornou mais rápido e simples, para comodidade das pacientes. O equipamento está instalado no posto de saúde localizado na Rua Frederico Zanella, 375 - Vila Nova , e o acesso é por meio de encaminhamento do ginecologista.

3Q5A2982.jpg.png
3Q5A3001.jpg.png