Educação | 10/04/2023

Em Louveira, avançam as reformas em 4 escolas da rede municipal de ensino

Desde o final de 2022 até agora, 4 obras estão andamento; as reformas no CECI Mundo Maravilhoso e na EMEF Odilon Leite Ferraz seguem adiantadas; na EMEF José Pereira Dutra e no Cecoin Chapeuzinho Vermelho, elas seguem dentro do cronograma normal de obras

Com amplos investimentos em obras estruturantes em diversas áreas de Louveira, a Educação tem sido destaque com importantes reformas em unidades escolares que atendem tanto a Educação Infantil como os alunos do Ensino Fundamental. Estão em reforma hoje em Louveira o CECI Mundo Maravilhoso, o Cecoin Chapeuzinho Vermelho, a EMEF Odilon Leite Ferraz e a EMEF José Pereira Dutra. 

“Estamos investindo na Educação de Louveira em todos os aspectos. E essas reformas eram extremamente necessárias para a nossa rede de ensino. Algumas unidades não recebiam melhorias há mais de 10 anos. E são investimentos que precisam ser feitos para manter uma boa estrutura não apenas para os alunos, mas para toda a comunidade escolar. Fizemos neste ano importantes investimentos estruturais, tanto com as obras como também na parte pedagógica, com contratação de novos professores, diretores, cuidadores; todo investimento no sentido ofertar uma Educação cada vez com melhor qualidade para nossa população”, disse o Prefeito Estanislau Steck.

O Prefeito tem estado pessoalmente e com frequência nas unidades escolares para acompanhar de perto o andamento das obras, juntamente com o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Ricardo Pissulin, e a equipe técnica. Na última semana, eles passaram pela CECI Mundo Maravilhoso, onde a reforma segue avançada. 

“No CECI Mundo Maravilhoso, a parte da construção civil, daquilo que a gente chama de quebra-quebra, praticamente já terminou; agora vamos começar a parte do acabamento.  Nesta semana foram instaladas as portas, janelas e as grades dos solários, que estão praticamente prontos; também já foi colocado o piso emborrachado no playground novo; também o banheiro está praticamente pronto, então a obra segue avançada”, disse o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Ricardo Pissulin. 

Na unidade acontece a reforma de todos s banheiros, a construção do solário em cada uma das salas de aula, a revitalização do parque, com novas grades, novo sistema drenante no piso e instalação piso emborrachado, construção de um tanque de areia para as crianças brincarem, além da renovação da estruturado do telhado, com troca de telhas, e também a pintura completa, na parte interna e externa. A CECI Mundo Maravilhoso fica em frente à Praça da Bica, no Santo Antônio, e hoje atende a 270 crianças de Educação Infantil. 
Segundo o Secretário, Ricardo Pissulin, outra obra que segue adiantada é da EMEF Odilon Leite Ferraz, na região do Santo Antônio. 

“No Odilon, a obra está indo muito bem; o banheiro superior está quase pronto, já para entregar; nesta semana começou a pintura no ginásio de esportes; já foi feita a pintura interna do corredor superior e inferior e vamos fazer a instalação de um exaustor na quadra para amenizar o calor”, explica o Secretário. 

Na unidade, a obra compreende em reforma dos banheiros, troca de todas as janelas, pintura interna e externa, instalação de novos toldos, construção de um novo parque, revisão do telhado, troca e reforma dos portões e alambrado. A escola não passava por reforma há mais de 10 anos; hoje a unidade atende mais de 400 alunos.

Além destas obras, também passam por reformas a Cecoin Chapeuzinho Vermelho e a EMEF José Pereira Dutra. Na Cecoin Chapeuzinho Vermelho, a obra engloba revisão total do alambrado, troca das janelas e dos toldos, a ampliação do refeitório dos funcionários e pintura interna e externa. 

Já na EMEF José Pereira Dutra, que fica no Estiva, a obra é bastante complexa porque a unidade passa por uma reestruturação completa, com uma grande ampliação, mas também segue em dia o cronograma de obras. 

Serão construídas duas novas salas de aula, reformadas as salas de professores, coordenação e direção; será feito um novo refeitório para os alunos, a reforma dos banheiros, instalação de cobertura metálica, com revisão e troca do sistema elétrico, instalação de luminárias de LED, reforço na estrutura para forro, pontos de água e energia para instalação de climatizadores, entre outros detalhes. 

Além da reforma na estrutura, as mudanças serão visíveis por meio de um projeto arquitetônico moderno.

“Estamos refazendo a escola, com um projeto que chama atenção pela modernidade da fachada. A entrada muda para a rua lateral e ficará muito bonita”, ressalta o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Ricardo Pissulin. A obra começou em fevereiro e tem previsão de conclusão de até um ano; durante este período, os alunos permanecem alocados na EMEF José Odair Montelatto.

escola6

 

escola4

 

escola3

 

escola1

 

escola2