Cidadão

Empresa

Servidor

Gestão Ambiental | 28/03/2024

Em celebração ao aniversário de Louveira, Prefeitura planta 59 árvores na Fazenda Santo Antônio

Ainda hoje, quinta-feira (28), ocorre a Audiência Pública para aprovação do Plano de Arborização Urbana

Em mais uma ação na Programação do aniversário de 59 anos de Louveira, a Prefeitura realizou o plantio de 59 mudas de árvores nativas na Fazenda Santo Antônio e, em conjunto com a Unidade Básica de Saúde do Monterrey, 15 mudas de árvores nativas no estacionamento público e no jardim. Ainda hoje, quinta-feira (28), ocorre a Audiência Pública para aprovação do Plano de Arborização Urbana. Em destaque no Estado, Louveira venceu o prêmio Município VerdeAzul na categoria de 50 a 100 mil habitantes em 2023.

As árvores proporcionam uma série de benefícios para os humanos, como por exemplo a produção de oxigênio, que melhora a qualidade do ar; redução do ruído, pois elas funcionam como barreiras de som naturais, diminuindo a poluição sonora; proteção contra erosão do solo, pois as raízes das árvores ajudam a estabilizar e reter a água do solo. Entre os benefícios está, inclusive, a colaboração para melhorar o clima nos dias quentes, pois as árvores proporcionam sombras, reduzem o efeito estufa e regulam o clima local, de modo que ajudam a criar microclimas mais amenos em áreas urbanas, reduzindo o calor excessivo no verão e também os ventos frios no inverno. Além disso, as árvores oferecem abrigo e alimento para uma variedade de espécies de fauna, o que contribui para a biodiversidade, assim como produção de frutas.

Neste contexto, a Prefeitura hoje, quinta-feira (28), a Audiência Pública para aprovação do Plano de Arborização Urbana. Este documento é fundamental para o planejamento e gestão adequada dos espaços públicos, com a promoção da revegetação por meio do plantio de árvores nativas e adequação das calçadas com espaços permeáveis.

Em destaque no Estado, Louveira venceu o prêmio Município VerdeAzul na categoria de 50 a 100 mil habitantes em 2023. A cidade teve notas máximas em 9 das 10 Diretivas avaliadas: Esgoto Coletado e Tratado, Qualidade do Ar, Avanço na Sustentabilidade, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Gestão das Águas, Educação Ambiental, Arborização Urbana e Governança Ambiental, todas com nota 10, a nota máxima da avaliação. O ranking do Programa Município VerdeAzul é gerenciado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. Apenas 86 cidades, do total de 645 no Estado, tiveram notas acima de 80 pontos.