Educação | 14/03/2023

Em celebração ao aniversário de Louveira, alunos se aproximam da história da cidade por meio de atividades lúdicas

Com o tema Memórias da Terra da Videira, pensado pela Secretaria de Educação, as escolas têm realizado com as crianças ações baseadas nas características da cidade, com história, economia e cultura

Para celebrar os 58 anos de Louveira, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, promove durante todo o mês de março nas escolas diversas atividades didáticas e lúdicas para apresentar às crianças a história da cidade, sua cultura, economia e potencialidade econômica e turística. Com o tema Memórias da Terra da Videira, as atividades são variadas, mas todas com o mesmo objetivo, propagar a história de Louveira fortalecer os laços afetivos das crianças com a cidade em que vivem.

“Estamos em um mês muito importante para o povo louveirense, com muitas ações, obras, anúncios. E as crianças não poderiam ficar de fora da programação de aniversário. Louveira tem uma grande importância econômica e cultural para toda região e para o Estado de São Paulo. Temos aqui nossa história de imigração, da fruticultura, do turismo, nossas belezas naturais. E nossas crianças precisam conhecer como tudo começou, até mesmo para valorizar e criar esse sentimento de pertencimento com a cidade”, diz o Prefeito Estanislau Steck.

Na EMEI Prefeito Nicolau Finamore, as atividades já começaram, e a programação inclui filmes e vídeos sobre o início da cidade. Para as crianças maiores, elas incluem pesquisas e apresentação de trabalhos. No CEIL Bairro, por exemplo, uma das atividades é o desafio de buscar as fotos mais antigas que os alunos puderem encontrar, para então organizarem uma exposição.

Com as crianças menores, a criatividade também leva à muitas atividades divertidas. Na EMEF Vila Pasti, por exemplo, uma delas é pesquisar e trazer para a aula receitas de famílias elaboradas com as frutas típicas, entre elas a uva, o caqui e o morango. E para complementar o conhecimento, as crianças participam de diversas atividades sensoriais. E não para por aí. A escola organiza também o chá das avós, em que as avós serão convidadas a irem à escola contar suas histórias sobre a cidade de Louveira.

“Cada escola está livre para realizar as atividades com os alunos, dentro deste tema Memórias da Terra da Videira. E foi interessante porque surgiram muitas atividades lúdicas. Desta forma, as crianças podem explorar o tema de forma mais criativa e participativa, e com certeza guardam melhor conteúdo”, ressalta a Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula.

A programação de aniversário, promovida pela Prefeitura, envolve todas as secretarias municipais com 58 ações desenvolvidas durante todo o mês de março. A programação completa pode ser acessada pelo link a seguir (CLIQUE AQUI)