Saúde | 20/09/2023

Em busca de trazer mais investimentos na área da saúde, prefeito Estanislau Steck visita Secretaria de Estado da Saúde de SP

Em busca de trazer investimentos para Louveira, o prefeito, Estanislau Steck, se encontra com o diretor executivo da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Dr. Sérgio Yoshimasa Okane. Em reunião, foram apresentados os projetos do Centro de Referência do Autismo de Louveira, Centro de Reabilitação, obra de ampliação da Santa Casa, e o funcionamento da Rede Pública de Saúde de Louveira para ampliar o teto MAC, que é o valor de repasse do SUS por procedimentos de média complexidade, tanto ambulatoriais como de internação. Também participaram da reunião, o assessor técnico do Estado, Caio Amaral, e a secretária de Saúde de Louveira, Marcia Bevilacqua.

“O apoio do Governo do Estado é essencial para otimizarmos os serviços de saúde de Louveira e poder fazer ainda mais pelo cidadão. Além de apresentarmos os projetos para trazer recursos para a cidade, deixamos o convite para o secretário de Saúde, Eleuses Paiva, visitar pessoalmente com sua equipe e ver de perto os avanços que podemos proporcionar para Louveira e região. Na nossa cidade, ofertamos para a população muito além das responsabilidade municipais, como por exemplo, temos 33 especialidades médicas e mais exames. Solicitamos também que o Estado envie a Carreta da Mamografia, que da última vez foi um sucesso zerando a fila de exames, agora, com a fila controlada, visamos garantir que ela não aumente no futuro”, disse o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.

Dos projetos apresentados, o Centro de Referência do Autismo de Louveira (CAL) atende cerca de 300 pessoas, sendo a maioria crianças. O local foi inaugurado em março deste ano. O CAL conta com uma equipe multidisciplinar, preparada para atender as demandas de cada paciente, incluindo: terapeuta ocupacional, fonoaudiologia, fisioterapia, psicólogo, psicopedagogo, profissional de educação física, neurologista infantil e psiquiátrica. O atendimento para crianças também inclui os pais e responsáveis, sendo proposto atividades coletivas. O objetivo é gerar um desenvolvimento saudável para o paciente de forma integrada com a família.

O Centro de Reabilitação de Louveira conta com profissionais e equipamentos para atender casos osteomusculares, neurológicos, respiratórios, traumatológicos, entre outros. No primeiro atendimento no CRL, o paciente passa por uma avaliação, no qual o profissional prescreve o tratamento necessário e já programa os futuros retornos. Hoje a cidade conta com 18 profissionais fisioterapeutas na Rede Pública de Saúde, sendo 16 no CRL e 2 atuando na equipe do Programa Melhor em Casa, que realiza a visita domiciliar aos pacientes acamados.

Com a obra de ampliação da Santa Casa, os moradores de Louveira contarão com uma estrutura ainda maior, com mais salas de atendimento e equipamentos. Com a participação do Governo do Estado no projeto, o local poderá atender também os municípios da região em casos de média complexidade, fazendo parte do Programa de Regionalização de Saúde.

O teto MAC é o valor que o Governo Federal repassa pelos serviços do SUS de média complexidade. No período de junho de 2022 a maio de 2023, Louveira recebeu o teto MAC Fixo de R$154.736,96, sendo que a cidade realizou R$517.885,55 em serviços, ou seja, houve um déficit de R$363.148,59.