Geral | 25/02/2015

Em 2014 Procon de Louveira registrou 3053 atendimentos

Procon

Uma das primeiras medidas adotadas pela atual administração, logo que o prefeito Junior Finamore assumiu, foi remanejar o Procon e a Justiça Gratuita do prédio da Prefeitura  - no Bairro do Leitão - para a região de maior densidade populacional de Louveira, o Bairro Santo Antônio. A ação teve como proposta potencializar as funções dos órgãos jurídicos de acolhimento ao cidadão, melhorando o acesso à população louveirense.

Só no último ano, o órgão registrou 3053 atendimentos entre cobranças indevidas, produtos com vício, compras pela internet e pagamentos em duplicidade. Também atua na defesa do consumidor, orienta o munícipe em suas reclamações e informa sobre os seus direitos. Ele funciona como um órgão administrativo auxiliar do Poder Judiciário, tentando solucionar, mesmo que previamente, os conflitos entre o consumidor e a empresa que vende um produto ou presta um serviço, no caso, o fornecedor.  O Procon pode encaminhar o consumidor para o Juizado Especial Cível com jurisdição sobre o local, nos casos em que não há acordo entre o consumidor e o fornecedor.

O consumidor pode procurar o Procon em situações em que não consegue solucionar o problema com o fornecedor. Para isso, é necessária a apresentação de um documento comprobatório – como número da ordem de serviço, número de protocolo, nota fiscal do produto – para garantir a sua manifestação junto ao fornecedor. Outros casos em que o consumidor pode procurar o órgão são: em caso de pedido para negociação ou parcelamento de dívidas; solicitação de esclarecimentos quanto a divergências na cobrança de faturas, Cancelamento definitivo de Linha Telefônica, de Serviços de Assinatura de TV, entre outros casos similares.

Serviço
O atendimento do Procon de Louveira é realizado presencialmente, no período de segunda a quinta, a partir das 13h, com 10 atendimentos diários. No período matutino e as sextas, o Procon faz o serviço administrativo e realiza as audiências. Algumas dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (19) 3848-3991 ou através do email procon@louveira.sp.gov.br. O endereço é: Avenida Ricieri Chiquetto, nº 156, galeria comercial, bairro Santo Antonio.