Educação | 19/03/2013

Educação realiza aula inaugural do Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa

Divulgação / PML

Os professores do 1° a 3° ano da Rede Municipal de Ensino da Secretaria de Educação de Louveira participaram, na última quinta-feira (12 de março), da primeira aula do curso de formação de professores alfabetizadores.

Essas aulas integram o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que é um acordo formal assumido em conjunto pelos governos Federal, Estaduais e Municipais com o objetivo de alfabetizar crianças de até 8 anos de idade, ao final do ciclo de alfabetização.

O Pacto prevê um conjunto integrado de ações, como a formação continuada dos professores alfabetizadores, e a compra de materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais, além da participação do município nas avaliações externas dos governos Estadual e Federal.

“Todas as escolas de Ensino Fundamental estão mobilizadas e dispostas a dar o melhor dos seus esforços e recursos para o sucesso do Pacto”, garante a secretária de educação, Letícia Serpa. “Este é um compromisso que mobiliza todo o País, para minimizar ao máximo o índice de analfabetismo registrado no Brasil”, acrescenta Letícia.

Para a implementação do Pacto no município, as formadoras Nelly Bossi e Denise de Souza, e a coordenadora Sandra Regina Biasi também estão sendo capacitadas pelo Ministério da Educação (MEC) do Governo Federal, em parceria com a Unicamp.