Educação | 29/09/2014

Educação homenageia participantes da Olimpíada da Língua Portuguesa

olimpiada

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Louveira entregou certificados e premiações para 20 alunos que participaram da 4ª edição da Olimpíada da Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro, no último dia 18 de setembro (quinta-feira), na Escola Odair Montelato. As categorias e séries que participaram da Olimpíada foram: 5º e 6º ano (Poema), 7º e 8º ano (Memórias Literárias), 9º ano (Fundamental) e 1º ano Ensino Médio (Crônica), 2º e 3º ano Ensino Médio (Artigo de Opinião).

O evento contou com a presença do prefeito de Louveira, Junior Finamore, da primeira-dama Marlene Montelato, da vice-prefeita Neusa Orestes, da secretária da Educação Juliana Euzébio Araújo, da coordenadora do projeto Maria Lígia Pilon Martini, e de coordenadores e diretoras das escolas municipais e estaduais de Louveira. “Trabalho e dedicação, essa é a chave para o sucesso. Parabéns aos alunos por mais essa vitória. É muito bom saber que a nossa cidade de Louveira será muito bem representada por vocês”, discursou o prefeito.

Para a secretária de Educação, Juliana Euzébio Araújo, em contato com os textos teve certeza de que os alunos são bons leitores. “A leitura é a porta de entrada para um futuro promissor. Tenho certeza que teremos grandes profissionais em Louveira”, discursou Juliana.

Segundo a coordenadora do projeto, Maria Lígia Pilon Martini, o objetivo do projeto foi alcançado, que é valorizar a interação das crianças e jovens em seu ambiente de convívio. “Assim, para escrever os textos, os alunos deveriam resgatar histórias, estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, o que contribui para o desenvolvimento da cidadania. Agradeço o envolvimento dos professores, coordenadores e diretores. Parabenizar os alunos pelo belo texto que produziram. Os professores estão orgulhosos de saber que temos tantos talentos em Louveira”, declarou a coordenadora.

Para julgar os textos dos alunos, fizeram parte da Comissão Julgadora Municipal os seguintes professores: José Ademir Tasso, Márcia Luciane Pilon Ceolin, Eunice Aparecida da Silva Campos, Maria Ignez Niero e Irene Rio Stéfani.

Olimpíada da Língua Portuguesa

A Olimpíada é uma parceria entre o Ministério da Educação e a Fundação Itaú Social, sob a coordenação do CENPEC (Coordenação Técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária). Foi constituída em 2008, tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de Escolas Públicas de todo o país.