Educação | 05/03/2021

EDUCAÇÃO - Prefeitura vai capacitar 500 professores para nova plataforma de ensino à distância

Louveira Educa é um ambiente virtual que vai transportar para o mundo digital todas as salas de aula que existem nas escolas da cidade

Coordenadores da Secretaria de Educação, monitores de informática e professores da Rede Municipal de Ensino de Louveira participarão, a partir da próxima segunda-feira (8), de treinamento para utilização da nova plataforma digital de ensino à distância contratada pela Administração Municipal para garantir qualidade de ensino aos alunos da rede pública durante a pandemia.  

Chamada de “Louveira Educa”, a plataforma é um ambiente virtual que vai transportar para o mundo digital todas as salas de aula que existem nas escolas da cidade. Com isso, vai permitir que os estudantes tenham acesso a aulas reais, dadas pelos seus próprios professores, sem que tenham que sair de suas casas. Nas aulas, será possível aos alunos interagirem com os professores, fazerem perguntas e até ouvir comentários dos colegas de sala dentro do ambiente virtual. 

A primeira etapa da capacitação, que acontece de segunda (8) a quarta-feira (10), consiste em um curso EAD sobre as funcionalidades e ferramentas da plataforma. Já na quinta (11) e sexta-feira (12), os educadores serão divididos em grupos e participarão de uma formação online ao vivo com duração de 2h. Ao todo, 501 professores da Rede serão capacitados em ambiente totalmente virtual, garantindo proteção à saúde dos educadores. 

A contratação da plataforma é mais uma forma encontrada pela Administração Municipal para aprimorar os serviços prestados pela Prefeitura de Louveira aos cidadãos durante a pandemia de coronavírus. De acordo com a Secretaria de Educação, as aulas pelo novo sistema de ensino terão início ainda no mês de março. 

Ao todo, 5.985 alunos serão beneficiados. Enquanto os estudantes dos CECIs (de 2 a 5 anos) e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental terão aulas ao vivo e acesso a conteúdos gravados no ambiente virtual, os pais ou responsáveis dos bebês de 6 meses a 1 ano e 11 meses matriculados nos CECOINs também terão seus próprios logins para ter acesso a atividades e comunicados da Secretaria de Educação. 

Acesso dos alunos 

Após a finalização da etapa de treinamento dos professores, todos os alunos da Rede Municipal de Ensino receberão seus logins e senhas para acesso ao ambiente virtual. Ao entrarem pela primeira vez na plataforma, os estudantes e pais terão à disposição um tutorial (vídeo explicativo) com todos os detalhes do funcionamento e ferramentas disponíveis na plataforma. 

O acesso dos alunos será simplificado, com uma interface de fácil entendimento. Esse acesso poderá ser feito a partir de computadores de mesa, notebooks, tablets e celulares.