Educação | 18/07/2023

Educação Plena: Prefeitura de Louveira investe em todas as fases do desenvolvimento educacional

Da primeiríssima infância, com aumento de 1 para 7 berçários, passando pelo Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA, até programas que contribuem para a continuidade dos estudos dos jovens, a Prefeitura fez em 2023 um dos maiores aportes financeiros dos últimos 10 anos - cerca de R$ 180 milhões

A rede municipal de ensino em Louveira é referência em qualidade, tanto quando se trata de material didático, formações dos educadores, programas pedagógicos e estruturas físicas das escolas. Para este ano de 2023 a Prefeitura fez, por meio da Secretaria de Educação, um dos maiores investimentos dos últimos 10 anos atendendo a todas as fases educacionais: da chamada primeiríssima infância, com aumento de 1 para 7 berçários, da Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos), até programas de incentivo à educação superior. Foram cerca de R$ 180 milhões, atendendo ao aumento no número de vagas de berçário, contratações de diretores, professores e profissionais de educação especial, reformas em escolas, ampliação do kit escolar, programas de incentivo à graduação, entre outros avanços.

“Em Louveira nós atuamos para oferecer a melhor Educação para todos os cidadãos e em todas as fases. Principalmente quando falamos de berçário a diferença é enorme quando compramos com o início da gestão. Louveira tinha um berçário, hoje são 7, com 487 bebês atendidos nos Cecoin (Centros de Convivência Infantil) e nas instituições vinculadas ao município. Nós realizamos há pouco tempo o cadastro das crianças e podemos afirmar que todos os bebês têm sua vaga garantida. E os investimentos são em todas as fases, porque queremos que Louveira tenha uma educação plena. Para isso, temos programas que até contribuem para que os jovens possam ingressar na faculdade, como o cursinho gratuito, o transporte universitário, os programas de financiamento. Mas são muitos os investimentos. Estamos também com obras e pinturas, atendendo a 11 escolas”, disse o Prefeito Estanislau Steck.

O alto investimento feito pela Prefeitura de Louveira vai ao encontro também do aumento no número de alunos inseridos na rede municipal. Segundo a Secretaria de Educação, foram 901 alunos incluídos, de 2021 e 2023.

“Podemos afirmar que a Educação em Louveira, além de ser inclusiva, com importantes programas para socioeducativo, como é o caso do Núcleo PertenSER, que oferece psicólogos, assistentes sociais, o AEE (Atendimento Educacional Especializado), para atender as crianças com deficiências, e multidisciplinar, porque aqui temos aulas de inglês, de musicalização, também é de fácil acesso para todos e com uma um atendimento de primeira qualidade, tanto na estrutura das escolas, na merenda escolar, nos uniformes e kits escolares e no material didático. Todas essas ações fazem com que a Educação em Louveira seja referência em qualidade”, ressalta a Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula.

De acordo com a Secretaria, em Louveira o material da rede municipal de ensino é destaque por ser considerado um dos melhores: da editora Moderna. Para o Ensino Fundamental, é utilizada a Coleção Projeto Buriti Plus, e para o Ensino Infantil, a Moderna Compartilha.

A Prefeitura também investe na alfabetização de jovens e adultos por meio das turmas de EJA. Hoje Louveira tem turmas de 1º ao 4ª ano do Ensino Fundamental na EMEF Melissa Sicalhoni, no bairro Santo Antônio, e na EMEF Vila Pasti, no centro.

Graduação

Como importante ação para incentivar os jovens louveirenses a continuarem seus estudos, a Prefeitura mantém os programas Rumo ao Ensino Tecnológico (PRET) e Rumo ao Ensino Superior (PRES), que acontecem por meio de concessão de bolsas de estudo aos cursos técnicos e de Ensino Superior aos moradores de Louveira, da rede privada.

A Prefeitura também disponibiliza transporte universitário aos estudantes matriculados em instituições de ensino em outras cidades. O cadastro dos alunos interessados é feito no início por meio da Secretaria de Educação.

Outro investimento da Prefeitura para incentivar e contribuir para a graduação dos jovens é o cursinho pré-vestibular gratuito, mantido em parceria com a Associação Paideia, e que oferta 100 vagas para moradores da cidade.

Univesp

Para contribuir com a continuidade do ensino dos jovens em Louveira, a Prefeitura de Louveira tem parceria com o Governo do estado com relação à Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo). Para Louveira, neste ano foram ofertados 9 cursos, com três eixos básicos de ingresso, via processo seletivo: Letras, Matemática e Pedagogia (Eixo de Licenciatura), Ciência de Dados, Engenharia de Computação e Tecnologia da Informação (Eixo de Computação), e Administração, Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Gerenciais (Eixo de Negócios e Produção)

Os cursos são totalmente gratuitos, realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas. Porém, possuem os polos, que são espaços físicos onde os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades como provas, discussões em grupo, trabalhos orientados por tutores. O Polo Louveira Univesp está instalado na Emef Odilon Leite Ferraz, localizada na Rua Pascoal Dinofre, 82, no bairro Santo Antônio. A prova seletiva foi realizada em 28/5, e o início das aulas está previsto para o final de julho de 2023.