Educação | 11/09/2023

Educação: Louveira é a 3ª cidade em índice de computadores por alunos das regiões de Campinas e Jundiaí

Segundo Ranking Connected Smart Cities 2023, a cidade registra mais de 254 equipamentos de informática a cada 1mil alunos – computadores, notebooks, tablets - atrás apenas de Indaiatuba (1º) e Paulínia (2º); o ranking aponta Louveira como 6ª cidade no ranking de cidades mais inteligentes do país, comparada à cidade com população entre 50 a 100 mil habitantes

A Educação municipal em Louveira tem apresentado números expressivos por meio do Ranking Connected Smart Cities 2023. Os investimentos da Prefeitura em tecnologia destinada ao aprimoramento da rede municipal de ensino apontam Louveira entre as melhores do país em diversos aspectos. A cidade tem o 3º melhor índice de computadores por alunos, comparada aos municípios das duas regiões metropolitanas que a circundam – Campinas e Jundiaí. Segundo o ranking, divulgado na última semana e que destaca Louveira também em índices de Saúde e Segurança, Louveira então é a 3ª cidade da região em equipamentos de tecnologia para cada 1mil alunos, considerando computadores, notebooks e tablets. 

“O ranking tem apontado Louveira como cidade de destaque em diversas áreas, mas principalmente em Educação. Este é o resultado de grande investimento que temos feito, principalmente quando se trata de tecnologia. Começamos ainda na fase da pandemia, com a entrega aos alunos dos tablets, inclusive com chip, para que pudessem ter acesso às aulas on-line, e que ainda permanecem com eles para as atividades pedagógicas. Outro importante investimento está na montagem dos laboratórios de informática. Concluímos há algumas semanas os laboratórios em 10 escolas; sem contar os notebooks, tanto para os professores quanto para os alunos, naquelas escolas onde não há espaço para laboratórios fixos de informática. A Prefeitura tem investido por ter plena convicção de que a tecnologia é uma importante aliada no processo pedagógico/educacional das crianças”, disse o Prefeito, Estanislau Steck. 

De acordo com os dados do Ranking Connected Smart Cities 2023, Louveira registra 254,1 computadores para cada 1 mil alunos, ficando à frente até mesmo de Campinas, que está na 4ª posição, com 115,4 equipamentos para cada 1mil alunos. Louveira está atrás apenas de Indaiatuba (1º lugar) e Paulínia (2º). É necessário levar em consideração que Campinas é o maior município da região, com mais de 500 mil habitantes, e que, tanto Indaiatuba quanto Paulínia, têm população de 100 a 500 mil habitantes. 

Quando se trata de municípios com o mesmo porte, de 50 a 100 mil habitantes, Louveira está à frente de cidades como Vinhedo, Nova Odessa, Cosmópolis, Jaguariúna, Arthur Nogueira, Campo Limpo Paulista, Itupeva e Monte Mor. 

A rede municipal de ensino de Louveira possui computadores, que são utilizados como instrumentos pedagógicos; em 10 laboratórios fixos, tablets para cada um dos alunos e notebooks nos laboratórios móveis – onde as escolas não possuem espaço para a montagem de computadores convencionais. Os professores também contam com notebooks. 

Os laboratórios de informática estão presentes hoje no CECI Pequenos Brilhantes, CEIL Centro Infantil e Fundamental (Aparecida Eufrásia Guisalberte Yembo), CEIL Bairro - Infantil e Fundamental, EMEB Frederico Pagotto, EMEF José Odair Montelatto; EMEF Odilon Leite Ferraz, EMEF Vila Pasti e EMEI Prefeito Nicolau Finamore. Os laboratórios móveis, com uso de notebooks, estão na EMEF Melissa Sicalhoni e EMEF Ângelo Argenton Filho.