Cidadão

Empresa

Servidor

Governo | 20/09/2023

Educação: Louveira é a 2ª melhor da RMJ e a 7ª dentre as 27 cidades das regiões de Campinas e Jundiaí

O IGMA (Índice de Gestão Municipal) é desenvolvido pelo Instituto Aquila e aponta avanço na Educação, destacando Louveira entre os primeiros lugares do ranking das regiões metropolitanas de Campinas e Jundiaí; administração atribui o resultado aos investimentos aplicados neste ano no desenvolvimento educacional, tanto pedagógico como estrutural, como em infraestrutura das escolas 

Reconhecida por suas altas posições no Índice de Gestão Municipal (IGMA), Louveira se destacou também no ranking pela boa pontuação na área da Educação: a cidade é a 2ª melhor dentre as 7 da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ), com 71,13 pontos, ficando atrás apenas de Jundiaí, que soma 75,43 pontos. A Educação de Louveira também se destaca quando comparada às 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Somando os 27 municípios das duas regiões metropolitanas (RMJ e RMC), Louveira é a 7º melhor. 

Em 2º lugar no ranking de Educação da RMJ, Louveira é seguida pelos municípios de Cabreúva (64,75), Jarinu (63,68), Várzea Paulista (61,74), Campo Limpo Paulista (55,31) e Itupeva (54,45). Entre os 20 municípios da RMC, Louveira está 6º lugar, após os melhores índices da sequência: Americana (80,84), Jaguariúna (80,66), Holambra (79,61), Pedreira (73,59), e Morungaba (72,16) - Louveira (71,13).  

Segundo o Prefeito, Estanislau Steck, o resultado positivo é consequência do amplo investimento feito pela atual gestão neste ano, o maior dos últimos 10 anos - cerca de R$ 180 milhões, e que tem promovido um significativo avanço na estrutura da rede municipal de ensino. 

Na área pedagógica, o município investiu, por meio da Secretaria de Educação, em contratações de diretores, coordenadores, professores, profissionais específicos para a educação inclusiva, formações dos educadores, materiais didáticos de primeira linha e programa educacionais, realização de avaliação municipal dos alunos com a aplicação da Saber Louveira, entre outras.

Em infraestrutura, a Prefeitura tem realizado obras de reforma e ampliação de 4 escolas, e manutenção em mais 7, com reparos e pintura das unidades, totalizando 11 unidades restauradas. A Prefeitura também investiu neste ano na ampliação do kit escolar, com novos itens, entre eles a mochila, além da instalação de 10 laboratórios de informática, com cerca de 280 computadores, aquisição de vans para o transporte escolar, entre outras ações.

Os investimentos refletem de maneira positiva nos 14 indicadores da área educacional avaliados pelo Índice de Gestão Municipal (IGMA), que são os seguintes: expectativa de anos de estudo, taxa de abandono dos anos finais do Ensino Fundamental, taxa de abandono anos iniciais do Ensino Fundamental, gasto com educação por aluno por ponto do IDEB, resultado IDEB anos finais do Ensino Fundamental, resultado IDEB anos iniciais do Ensino Fundamental, distorção idade-série Ensino Fundamental, acesso à Educação Infantil, percentual de aplicação educação – mínimo constitucional, percentual de aplicação Fundeb, percentual de aplicação Fundeb Magistério, analfabetismo 15 anos ou mais, adequação da formação docente, custo de ineficiência por aluno.

O destaque de Louveira em Educação faz parte de um contexto amplo de resultados positivos no ranking geral, que coloca o município como o melhor em desenvolvimento humano entre as 7 cidades da RMJ e em 2º lugar quando comparado aos 20 da RMC. O Índice de Gestão Municipal (IGMA) é desenvolvido pelo Instituto Aquila e avalia 6 pilares estruturais de mais de 5,5 mil cidades brasileiras: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Saúde e Bem-Estar; Educação; Socioeconômico e Ordem Pública; Infraestutura e Mobilidade Urbana e Sustentabilidade, somando 67 indicadores.