Educação | 30/08/2021

EDUCAÇÃO - Louveira apresenta tablets e chips que serão distribuídos para 4 mil alunos da Rede Municipal de Ensino

Cerimônia de apresentação dos kits tecnológicos foi realizada na manhã desta segunda-feira (30), na EMEF Melissa Sicalhoni

Mais de 4 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Louveira vão receber tablets e chips com acesso à internet. A cerimônia de apresentação e entrega simbólica dos kits tecnológicos foi realizada na manhã desta segunda-feira (30), na EMEF Melissa Sicalhoni. A data de entrega dos equipamentos será divulgada em breve pela Secretaria de Educação. 

A aquisição dos dispositivos é mais um passo para facilitar o acesso dos alunos às atividades remotas desenvolvidas pelas escolas e aos conteúdos disponibilizados pelo sistema LouveiraEduca, plataforma de ensino à distância utilizada desde março deste ano. 

A entrega dos tablets integra as ações adotadas pela Prefeitura para garantir condições de acesso e ampliar as possibilidades de aprendizagem por meio de ferramentas digitais. Os tablets serão incorporados à educação na cidade, mesmo com o retorno presencial das aulas. Eles serão importantes na reposição de conteúdo atrasado com a pandemia e devem ganhar cada vez mais espaço no dia a dia nas salas de aula.

"Nossos estudantes poderão, além da aula presencial, contar com atividades de reforço do conteúdo por meio da plataforma LouveiraEduca, durante o contraturno escolar. Com essa iniciativa buscamos sanar os eventuais prejuízos causados pelo cenário de pandemia que vivemos", afirmou, durante a cerimônia, a secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula.

A diretora da EMEF Melissa Sicalhoni, Sônia Antunes, fez questão de ressaltar a importância dos novos equipamentos. "Nós estamos vivendo um momento de grandes mudanças. É preciso quebrar esse modelo de educação do século 17 e trazer para os nossos alunos uma educação mais humanizada, inovadora. E, com certeza, essa iniciativa vai nos ajudar muito nesse objetivo. Agradeço ao prefeito e à Secretaria de Educação por proporcionar educação de qualidade para o município, mas principalmente com equidade, uma educação para todos". 

O vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Louveira, Nilson Cruz, também reforçou o significado da iniciativa. "É muito gratificante ver este projeto sendo colocado em prática, algo tão significativo para a vida de nossos alunos. É uma ação que vai ficar na história de Louveira".

O prefeito de Louveira, Estanislau Steck, comemorou a conquista. "A pandemia trouxe muitos desafios e, desde o início do ano, temos trabalhado para aprimorar a qualidade do ensino oferecido aos nossos alunos. Batalhamos para implementar a plataforma LouveiraEduca, e conseguimos. Porém, 55% das crianças da Rede não tinham condições de acessar os conteúdos, seja por falta de acesso à internet ou pela falta de equipamentos. Então, era preciso fazer mais. Hoje, estamos muito felizes em anunciar que mais de 4 mil alunos da nossa cidade vão receber os kits", disse. 

Conquista

Lucília Fernandes, 39 anos, é mãe da pequena Sofia Fernandes Antunes, aluna do 3º ano do Ensino Fundamental. Para ela, os kits representam uma grande evolução no modelo de ensino. 

"Estou vendo o desejo de estudar da Sofia aumentar cada vez mais. É uma grande conquista para a Educação da nossa cidade. Agora, além do conteúdo de qualidade, nossos filhos também terão as ferramentas adequadas para acessá-los. É uma grande ajuda para os pais também. Afinal, temos nos esforçado muito para garantir que nossas crianças consigam acompanhar as aulas e realizar todas as atividades. Vai facilitar muito", disse. 

Para a educadora social, Carla Andrea de Souza, de 47 anos, a entrega dos equipamentos representa uma nova oportunidade para todos. Mãe da pequena Helena Cristina, de 9 anos, Carla conta que a filha passou pelo processo de alfabetização à distância e tem sido um grande desafio. 

"Sou grata porque tivemos condições de garantir a ela toda a estrutura necessária para acompanhar as aulas. Mas, no meu caso que tenho outros filhos, os tablets vão garantir equidade, mais facilidade para os pais", afirma. 

Kits 

Cada aluno do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e da fase 5 da Educação Infantil receberá um tablet, modelo “Samsung GalaxyTab A8" 4G - T295”, equipado com microfone embutido, capa protetora, película, cabo USB, carregador e um chip com dados móveis, já instalado para o estudante matriculado.

O tablet é de uso exclusivamente pedagógico sob a orientação dos professores e será bloqueado para sites que não sejam pedagógicos ou indicados pelos professores.

A Secretaria de Educação vai disponibilizar assistência técnica para auxiliar os alunos em eventuais dificuldades. 

Os demais detalhes sobre a entrega e utilização dos equipamentos serão informados diretamente aos pais ou responsáveis. 

Autoridades 

Também participaram de cerimônia os parlamentares Kaká Rodrigues, Helinho, Marquinho Deca, Leandro Lourençon, Fabio Borriero, Laércio Neris e Clodoaldo.