Educação | 10/07/2023

Educação em Louveira se destaca como uma das prioridades de investimentos públicos nos 6 primeiros meses letivos

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Educação, fez o maior investimento dos últimos 10 anos: são cerca de R$180 milhões; aprimoramento da rede municipal tem sido feito com novas contratações, obras estruturantes nas escolas, aquisições de veículos, ampliação do kit escolar, fortalecimento da educação inclusiva, além de programas educacionais e formações pedagógicas

 

Prioridade da gestão pública, a Educação em Louveira tem se encaminhado com grandes avanços, com investimentos que ultrapassam os 25% exigidos pela Constituição Federal para o orçamento e desenvolvimento das ações. Somente neste ano de 2023, são mais de R$ 180 milhões para Educação, e que abrangem todos os aspectos, tanto pedagógicos quanto estruturais.

Por meio da Secretaria de Educação, a Prefeitura de Louveira vem investindo em todas as fases educacionais: desde a primeiríssima infância, com aumento de um berçário, no início da gestão, para atuais sete, passando pela Educação Infantil e Educação Fundamental, e até mesmo para a Educação Superior, por meio de programa e ações que contribuem e incentivam a graduação dos jovens louveirenses.

“Estamos completando 6 meses de mais um ano letivo, e podemos afirmar que os investimentos feitos já renderam muito bons frutos neste ano. Temos importantes obras nas escolas, manutenções e pinturas; fizemos aquisições de novos materiais, tanto no kit escolar quanto no transporte dos alunos, com 2 novas vans. Também fizemos contratações no início do ano que reforçam o quadro da rede municipal, com diretores, professores, professores de educação especial. São muitas os avanços, pensando sempre em oferecer à população o melhor e fazer da educação em Louveira uma referência”, disse o Prefeito Estanislau Steck.

No aspecto pedagógico, a Prefeitura fez importantes contratações. Foram 10 novos Diretores de Escola, aprovados no concurso público de outubro de 2022, e com formação em Licenciatura Plena em Pedagogia, habilitação em Administração Escolar, além de experiência de no mínimo cinco anos de exercício como Docente ou Especialista de Educação. A Prefeitura também contratou 10 novos professores de Educação Especial, como objetivo ampliar e fortalecer ainda mais o trabalho do AEE (Atendimento Educacional Especializado). Os profissionais, convocados via concurso público, tomaram posse na primeira semana de janeiro e têm a responsabilidade de direcionar as ações desenvolvidas para as crianças com deficiência, orientar as famílias com relação aos aspectos físicos e intelectuais das crianças, acompanhar o trabalho do professor em sala de aula e ser apoio para a formação dos cuidadores.

No aspecto estrutural, a Prefeitura tem investido em importantes obras nas escolas: são 4 escolas em reforma e outras 8 que estarão pintadas até o final do ano. Ampliações, novas instalações, adequações dos sanitários, inclusive destinados para pessoas com deficiência, pintura, melhorias nas quadras de esporte estão entre as ações realizadas pela Prefeitura no CECI Mundo Maravilhoso, EMEF Odilon Leite Ferraz, EMEF José Pereira Dutra e Cecoin Chapeuzinho Vermelho. No CECI Herdeiros do Futuro e na EMEF Ângelo Argenton Filho, as pinturas já foram concluídas. No CECI Pequenos Brilhantes, Emef José Odair Montelatto, CECI Paraíso do Saber, EMEI Prefeito Nicolau Finamore e CEIL Centro as pinturas e manutenções estão em andamento.

 

Ampliação do kit escolar

Neste ano, uma das novidades na entrega do kit escolar foi a inclusão de novos itens. Além do uniforme completo, a Prefeitura incluiu ainda mochila, estojo, caderno de anotações, toalha de rosto e squeeze para os alunos. Foram adquiridos cerca de 7 mil kits.

 

Tecnologia

A Prefeitura de Louveira tem investido também em novos recursos para que a tecnologia seja cada vez mais incorporada à rotina das crianças no ambiente escolar, principalmente dentro da sala de aula. A mais recente novidade é a estruturação de dois novos laboratórios de informática da rede, no CEIL Aparecida Eufrásia Guisalberte Yembo, na região central, e na EMEI Prefeito Nicolau Finamore, na Vila Bossi, ambos em fase final de instalação. Esta novidade soma-se ao uso da tecnologia por parte da Secretaria de Educação de Louveira, que continua a utilizar os tablets adquiridos pela Prefeitura para os alunos no período de pandemia. Cada aluno tem o seu tablet e o chip para acesso à internet, para atividades de pesquisa.

 

Avaliação Saber Louveira

Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura aplica a avaliação municipal Saber Louveira, para aferir a proficiência dos alunos em Português e Matemática. Mais de 3,5 mil alunos do Ensino Fundamental respondem à avaliação educacional, que resultará em diagnóstico municipal para aferir o nível de conhecimento dos alunos. A segunda fase da avaliação será aplicada entre outubro e novembro de 2023.

 

Programas educacionais

Além das ações pedagógicas realizadas pela Prefeitura, a Secretaria tem parceria com programas institucionais, para desenvolvimento de ações específicas. Entre eles, o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), em parceria com a Polícia Militar, Programa Bombeiros na Escola; o Projeto Cesta de Três, que utiliza o basquete como como ferramenta para valorização da Educação; além de projetos de “Educação Financeira” e de incentivo à leitura, como o Baú Literário, que focam não apenas no ensinamento de conhecimentos técnicos, mas que promovem um verdadeiro avanço no processo de desenvolvimento da formação cidadã das crianças.

 

Apoio à Graduação e EJA

E como forma de incentivar os jovens louveirenses a continuarem seus estudos, passando para a graduação, a Prefeitura contribui com programas como Rumo ao Ensino Tecnológico (PRET) e Rumo ao Ensino Superior (PRES), que concedem bolsas de estudo aos cursos técnicos e de Ensino Superior aos moradores de Louveira, da rede privada. Também dispõe do transporte aos estudantes matriculados em instituições de ensino em outras cidades, e do cursinho pré-vestibular gratuito, em parceria com a Associação Paideia, com 100 vagas para moradores da cidade.

 

A Prefeitura de Louveira também mantém turmas de EJA (Educação de Jovens e Adultos), em atendimento às turmas de 1º ao 4ª ano do Ensino Fundamental. As aulas acontecem na EMEF Melissa Sicalhoni, no bairro Santo Antônio, e na EMEF Vila Pasti, no centro.