Cidadão

Empresa

Servidor

Segurança | 29/07/2014

Divisão de Trânsito é dividida em equipes de Operação e Fiscalização

Entenda a função de cada setor; quais agentes poderão multar e quais são responsáveis pela sinalização, por exemplo

viaturas_trânsito

As viaturas da Divisão de Trânsito, ligada à Secretaria de Segurança Pública da Prefeitura de Louveira, foram identificadas com as cores oficiais do setor. Os veículos foram separados e destinados às duas equipes da Divisão,denominadas Fiscalização e Operacional, que possuem funções diferentes.

De acordo o secretário Sidney Juarez, a medida serve para orientar à população sobre as atribuições de cada setor do Trânsito, já que, segundo ele, “muita gente acredita que qualquer agente pode aplicar multas”.

“Apenas o agente de fiscalização pode multar o infrator. Só ele pode exercer o poder de polícia de trânsito, expedindo autuações com relação às infrações de circulação, estacionamento e parada, quando desrespeitar o Código de Trânsito”, explica.

O secretário acrescenta que a equipe de fiscalização também “atua no desenvolvimento de atividades educativas de trânsito e em ocorrências em que é preciso o restabelecimento da circulação viária, como acidentes de veículos, veículos quebrados na via, entre outros”.

As viaturas deste setor foram identificadas com o dizer “Fiscalização”e giroflex vermelho, enquanto que os agentes utilizam uniformes nas cores bege e marrom.

Já a equipe operacional tem como função a manutenção e implantação da sinalização de solo e vertical – ou seja, pinturas nas ruas e placas de trânsito. Além disso, atuam em interdições de ruas e acompanhamento de obras.

Suas viaturas foram identificadas com o nome da equipe – “Operacional” – e com giroflex amarelo, já seus agentes usam uniformes amarelo e cinza.

“Os agentes desta equipe não têm como atribuição autuar motoristas infratores, mas geralmente são confundidos pela população, que questiona a falta de ação nas situações em que algum motorista se apresenta em flagrante condição de infração às regras de trânsito. Por isso é importante frisar quais são suas funções”, reitera Sidney.