Água e Esgoto | 19/12/2013

Diagnóstico do Plano Municipal de Saneamento é discutido em reunião aberta ao público

Foto: Divulgação

O prefeito Junior Finamore na manhã desta segunda-feira (16 de dezembro) participou da reunião para discussão e elaboração do Diagnóstico do Plano Municipal de  Saneamento Básico de Louveira (PMSB). O evento foi realizado pela Secretaria de Água e Esgoto, no Centro de Convivência da Área de Lazer, e contou com a participação de secretários municipais, vereadores, representantes da sociedade civil e da comunidade local.

A empresa B&B Engenharia, contratada pelo Consórcio PCJ para realizar o plano em Louveira, conduziu a reunião e fez a apresentação dos dados coletados pelos profissionais e técnicos que estiveram em campo nos últimos meses. A partir deste estudo, que constatou a realidade do município, serão elaborados os planos de melhorias que constarão no PMSB  “O diagnóstico é a primeira etapa do processo e tem como objetivo traçar um perfil dos sistemas de saneamento em operação no município para que seja  elaborado um plano de melhorias que contemple o município  de maneira satisfatória, por no mínimo, 20 anos”, destacou a engenheira ambiental da B&B, Jamille Gonçalves da Silva. O PMSB abrange os serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário, a limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e a drenagem e manejo das águas pluviais.

Para o prefeito Junior Finamore este é um momento muito importante para  a cidade “Estamos empenhados em resolver a questão da água em Louveira e também de todo saneamento da cidade. O Plano Municipal de Saneamento vem de encontro a nossa proposta de qualidade de vida para a população.  Já  avançamos neste sentido com a criação da Secretaria de Água e Esgoto e com a contratação de profissionais e técnicos qualificados. Estamos estruturando este departamento e trazendo as tecnologias necessárias para que tenhamos um sistema de qualidade. Tudo o que estiver ao nosso alcance nós faremos, mas é importante que todos saibam que este é um problema crônico que vem se arrastando por 30 anos aqui em Louveira sem que nada fosse feito por parte das administrações anteriores. Nós herdamos esta situação por isso operamos em regime de emergência para resolvermos o problema. Agora estamos fazendo da maneira correta, com planejamento e estudos adequados para que as próximas gerações não sofram com falta de água e infraestrutura. O PMSB será um forte aliado neste processo”, afirmou Finamore que anunciou ainda a recente contratação do serviço  aerofotogramétrico para o mapeamento topográfico de Louveira.

As próximas reuniões do Plano Municipal de Saneamento estão marcadas para os meses de janeiro e março.