Saúde | 29/05/2024

Dia Mundial Sem Tabaco: Prefeitura conta com grupos de apoio para quem quer parar de fumar

Nesta sexta-feira, 31 de maio, é marcado com o Dia Mundial Sem Tabaco. A Prefeitura de Louveira oferta grupos de apoio para quem quer parar de fumar. Os grupos contam com médicos, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos e equipe de enfermagem. Quem tiver interesse, basta ir a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa e realizar a inscrição para o Grupo de Tabagismo, não é necessário passar por médico antes. As reuniões acontecem semanalmente ou quinzenalmente, dependendo da Unidade, e incluem rodas de conversas, palestras, dinâmicas, atividades físicas e terapias.

Nos encontros são abordados diferentes conteúdos, como a história do tabaco, os primeiros dias sem cigarro, malefícios que o fumo traz à saúde, substâncias químicas presentes no cigarro, técnicas de relaxamento e outras a atividades

Todo o trabalho é feito com a participação de uma equipe multidisciplinar, que conta com médicos, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos e equipe de enfermagem.

Quais são os benefícios imediatos de se parar de fumar?

- Após 20 minutos a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.
- Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue do fumante.
- Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza.
- De 12 a 24 horas após o último cigarro, os pulmões já funcionam melhor.

E depois disso?

- Após 2 dias, o olfato já percebe melhor o cheiro e o paladar já está mais sensível.
- Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora.
- Após 1 ano, o risco de morte por infarto já foi reduzido pela metade.
- De 5 a 10 anos depois de parar de fumar, o risco de infarto será igual ao de pessoas que nunca fumaram.

Unidades Básicas de Saúde

Clique aqui para conferir os endereços e contatos atualizados de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).