Gestão Ambiental | 09/06/2020

Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em ações da Secretaria de Gestão Ambiental

 

Diante da pandemia do novo coronavírus, a Secretaria de Gestão Ambiental comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de maio, com vídeos especiais de algumas das ações desenvolvidas pela Prefeitura de Louveira.

Com o tema “Cuidando do lar comum, cuidamos de Louveira”, os vídeos tratam de temas como a arborização urbana, fiscalização, programa de coleta seletiva e Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

Arborização Urbana

A Arborização Urbana está entre as medidas mais importantes para a construção de uma cidade sustentável. O plantio de árvores não apenas embeleza nossas ruas, como também contribui para melhorar o ar que respiramos, amplia o sombreamento, abrigo para aves e, enfim, aumenta a qualidade de vida dos cidadãos.

Todas as mudas escolhidas no programa de arborização urbana são de espécie adequada para plantio em área urbana, evitando transtorno a população, como as rachaduras nas calçadas e dificuldade de passagem para pedestres. Entre as principais espécies presentes na cidade estão ipês, aroeiras e pitangueiras.

O vídeo está disponível em https://bit.ly/3f1yYDg.

Fiscalização

A fiscalização em Louveira contribui para uma cidade melhor com serviços da Brigada de Incêndio, resgate e reabilitação de animais silvestres.

A Brigada realiza campanhas de conscientização e fiscalização, além do intenso trabalho para prevenção e combate a incêndio nas áreas verdes da cidade.

Os animais silvestres resgatados nos limites do município, quando feridos ou apreendidos por tráfico ilegal, são todos encaminhados a Associação Mata Ciliar, onde dispõem do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres.
Os animais passam por um processo de reabilitação para serem devolvidos a natureza.

O licenciamento e fiscalização ambiental contribuíram para a construção do Conjunto Habitacional IV, Estação de Tratamento de Água e Esgoto, Anel Viário entre outras.

Disponível em https://bit.ly/2Uusoxc.

Programa de Coleta Seletiva

A estrutura de coleta seletiva louveirense contempla todas as etapas do processo, com campanhas informativas da maneira correta de separar o lixo, a distribuição gratuita dos sacos verdes que são coletados pelos caminhões que percorrem 100% dos domicílios da cidade, inclusive na área rural.

Todo o material é entregue no Centro de Gerenciamento de Resíduos (CGR), que foi criado pela prefeitura com todos os equipamentos necessários, como esteira, prensa e empilhadeira para que os recicláveis sejam separados, compactados e destinados às empresas que reutilizam como matéria prima para novos produtos.

Disponível em https://bit.ly/2UrkbtS.

Pagamento por Serviços Ambientais (PSA)

O Programa Municipal PSA, implanta ações de proteção aos recursos hídricos, proteção e formação de fragmentos florestais e adequação ambiental da propriedade rural, mediante o recebimento de contrapartida a ser financiada pela prefeitura.

Disponível em https://bit.ly/30rumm4.