Gestão Ambiental | 17/05/2024

Dia Mundial da Reciclagem: Prefeitura atende 100% do município com Coleta Seletiva

Por meio do Programa de Coleta Seletiva e da parceria com a Cooperativa de Reciclagem Recomeço, a Prefeitura atende 100% da cidade, dando a destinação ambientalmente correta para mais de 300 toneladas de materiais por mês, somadas com os materiais coletados no Cata-Treco

No Dia Mundial da Reciclagem, 17 de maio, a Prefeitura de Louveira ressalta o trabalho realizado no município. Por meio do Programa de Coleta Seletiva e da parceria com a Cooperativa de Reciclagem Recomeço, a Prefeitura atende 100% da cidade, dando a destinação ambientalmente correta para mais de 300 toneladas de materiais por mês, somadas com os materiais coletados no Programa Cata-Treco.

A Coleta Seletiva, que conta com dois caminhões, ocorre por meio de uma programação que passa por toda a cidade durante a semana. São distribuídos sacos verdes para a população depositar os materiais recicláveis. A entrega ocorre no momento em que os caminhões da coleta seletiva passam para recolher o saco verde cheio, já deixando um novo vazio, de modo que os moradores tenham onde depositar os resíduos recicláveis todos os dias da semana. A Prefeitura implantou em 2022 um sistema de controle de compra e distribuição de sacos verdes, resultando na economia de R$ 600 mil por ano.

Todo o material coletado na Coleta Seletiva é encaminhado para a destinação ambientalmente correta por meio da Cooperativa de Reciclagem Recomeço, que realiza a triagem e a compactação dos materiais, que posteriormente são enviados para os locais de processamento. A Cooperativa gera renda para cerca de 60 cooperados. Um dos destaques é que Louveira possui uma taxa baixa de rejeito, sendo aproximadamente 15%.

Ainda no contexto de reciclagem, a Prefeitura de Louveira realiza uma série de ações de conscientização para a população, como por meio do Centro de Educação Ambiental Tabarana, caminhadas ecológicas, participação em eventos da cidade e trabalho educacional para as crianças da Rede Municipal de Ensino.