Cultura & Eventos | 28/01/2016

Desfile de Carnaval em Louveira terá mais uma escola de samba

VIla Pasti.JPG

A cidade dois dias de desfile de rua e duas matinês na Área de lazer do Trabalhador

O desfile de carnaval em 2016 acontecerá nos dias 7 e 8 de fevereiro. No total, quatro escolas de samba da cidade alegrão a festa durante nas duas noites: Tradição, Chiuaua, Vila Pasti, Inédita e a União do Quebra - que estreia esse ano no desfile louveirense.

O Desfile de Rua de Louveira acontece na Avenida José Niero, no centro da cidade, a partir das 20h. Já as matinês estão marcadas para domingo e terça, dias 7 e 9 de fevereiro, e acontecem na Área de Lazer do Trabalhador (Rodovia Romildo Prado, Km 01), das 14h às 18h, a Banda Bem Brasil encantará todos na matinê.

A festa
Uma das novidades deste ano é a ampliação da arquibancada, totalizando 100 metros de estrutura, acomodando melhor a população durante o desfile na avenida.
O investimento da prefeitura pode chegar até a 160 mil reais nas escolas de samba da cidade, para garantir a beleza e a alegria do Carnaval. No dia 13 (quarta-feira) os representantes da escola receberam a segunda parte do investimento oferecido pela Secretaria de Cultura e Eventos.

Confira a ordem do desfile:

Domingo (07)
1º Vila Pasti
2º Tradição
3º Chiuaua
4º União do Quebra

Segunda (08)
1º União do Quebra
2º Vila Pasti
3º Tradição
4º Chiuaua

Você conhece as escolas de samba da cidade? Então fique por dentro!

Gres Quebra, a novidade!

A nova escola de samba trás o tema “Sou guerreiro e vou te conquistar”, composto por Guto do Salgueiro. Os músicos são: Marcelo Franco, Flávio e Thiago Mazetto. Com a mudança e retorno do carnaval de rua em Louveira, o Bairro Santo Antônio, um dos mais populosos da cidade não ficaram para trás.

Fundada no dia 13 de maio de 2015 por João Inácio (Joca), a escola surge com um novo formato e novas ideais. A primeira escola pós ‘Kebragunça’ antigo bloco do bairro quer contagiar ainda mais o carnaval do louveirense.

Tradição

G.R.E.S Tradição, foi fundada em fevereiro de 2005 e tem como seus fundadores Ferpa Cruz, Celso “Bock”, Cruz, Renan Cruz, Paulo Albuquerque, Manuel Albuquerque, Pena Toledo, Fabio de Angelis e Didi Bedini. As cores oficiais da escola de samba são verde e rosa. Presidida por Luis Fernando Martins Cruz - o Ferpa, tendo como vice Fábio Luiz de Angelis.

A escola entrará na avenida este ano com o Tema: “Do Cine Progresso ao Progresso do Cinema”. Irá contar um pouco da história do cinema que existia na cidade entre os anos 50 e 70, “Cine Progresso” onde hoje está localizada a Galeria Progresso. Este cinema pertencia ao Sr. Aurélio Niero, e quem administrava era seu filho, Jose Carlos Niero, mais conhecido como Cal Niero. Um dos funcionários, Otacílio Prado, o Pim, relatou as histórias deste cine, ajudando a mostrar um patrimônio de nossa cidade.

A bateria homenageará o grande ator e comediante brasileiro Mazzaropi. Ele protagonizou em sua carreira 32 filmes, cujo personagem mais conhecido é o caipira Jeca Tatu. Um dos maiores sucessos do Cine Progresso. Os autores do Samba Enredo são: Paulo Curumim, Juninho do Cavaco. Os interpretes do Samba: Paulo Curumim, Toni. Músicos: Juninho do Cavaco e Dudu. Mestre da Bateria: Ferpa Cruz.

Vila Pasti

A G.R.E.S Vila Pasti, foi fundada em 1968, é o bloco mais antigo da cidade de Louveira. Formada por um grupo de amigos na época, seus principais fundadores são: Lurdes Bonetto, Tico, Chiquinho, Verinha e Da Nina que é carinhosamente tida como presidente de honra da Vila Pasti. Na casa de Da Nina é guardado dezenas de troféus dos Carnavais da Vila Pasti. Hoje é presidida por Janderson Balan conhecido por Bingo e tem como intérprete e compositor Gabi Neves.

A escola completou este ano 48 anos de existência. Em 2016, o Vila Pasti tem como tema a ‘Vila da Justiça’, os foliões saíram na avenida vestidos como super heróis infantis. As crianças estarão vestidas de Mulher Maravilha e Homem Aranha, a bateria vem fantasiada de Super Man os foliões adultos homenagem o Batiman e a Mulher Maravilha. Esse tema foi escolhido para trazer alegria e diversão para as ruas.
Este ano os músicos são: Dirley, Jorginho, Diu Negueba e Gabi Neves.

Chiuaua

Em 1983 os três amigos Fernando Camargo (Ferna), Wagner Toledo (Piló) e Robson Bevillaqua (in memoriam) fundaram um dos mais populares blocos carnavalescos de Louveira. Apresentará na avenida a contagiante animação dos integrantes, em sua maioria formada por negros que pelo samba no pé, acredita-se que nasceram e foram batizados com a magia da ginga.

O samba enredo deste ano será “Encontro das Águas”, contando os segredos do fundo do mar. A escola vem com 300 integrantes, divididos em 10 alas. Na frente da bateria virá uma rainha, uma musa, uma princesa e uma madrinha e o ‘abre alas’ vem com o tema: Olha o canto da sereia. O compositor deste ano é: Renan do Cavaco, acompanhado pelos músicos, Juninho do Cavaco, Fernandinho, Fábio Monteriro, Sidney, Tuta, Tigela, Silvia e João Victor.

Hoje a escola de samba continua com a firme presença do Ferna, presidente, que não mede esforços para unir os integrantes e apresentar o melhor espetáculo para todos que participam e assistem o desfile. Segundo ele o importante é o realmente vale a pena: “ser feliz, e se for sambando a alegria vai ser bem melhor”.

chiuaua1.JPG
Ensaio GRES Quebra.jpg