Cultura & Eventos | 09/09/2014

Desfile de 7 de setembro retorna após 10 anos e reúne 5 mil pessoas

desfile_7_de_setembro

O céu azul e o tempo bom de Louveira animaram cerca de cinco mil pessoas a saírem de suas casas para prestigiar o Desfile de 7 de setembro, organizado pela Prefeitura de Louveira no domingo. Após hiato de 10 anos, a comemoração de 192 anos de independência retornou com tudo em 2014 e atraiu mais de 3 mil espectadores e cerca de 2 mil participantes à Avenida Ricieri Chiquetto, no Bairro Santo Antônio.

A volta da manifestação cívica às ruas louveirenses proporcionou à pequena Beatriz, de 3 anos, a oportunidade de prestigiar o evento pela primeira vez. Para os seus pais, Vilson Ivo e Marta Bonfim, a comemoração “ficará marcada na memória” de sua filha, o que, segundo eles, ajudará Beatriz a compreender a história do País e a importância da data.

Bandeirinhas e bonés abrilhantaram o evento, que durou por volta de duas horas e contou com a participação de membros da Guarda Municipal, Exército, alunos das escolas municipais e estaduais, esportistas, entre outros.

Após o desfile, o prefeito Junior Finamore destacou o “resgate de uma tradição” e a participação da população como pontos altos do evento. “É um orgulho muito grande trazer de volta este importante evento cívico às ruas de Louveira e, principalmente, saber que o sucesso do desfile se deu graças ao trabalho articulado entre as secretarias e a grande adesão dos moradores”, disse.

A abertura ficou por conta da corporação musical Progresso Louveirense, interpretando os hinos Nacional e da Independência. A partir daí o sentimento patriótico foi tomando conta do local, despertando em moradores mais antigos a nostalgia dos tempos em que desfilavam, como no encarregado de logística Paulo Augusto. Morador de Louveira há 30 anos, Paulo levou a filha Alana, 8, para desfilar pelo projeto musical do Ceil do Centro. “(O Desfile) É o resgate de uma tradição, um valor restaurado, que me fez lembrar a época que eu participava”, disse ele, acompanhado também da esposa Maria Aurinete e da filha Rebeca, 4.

Acompanhados das filhas Mariana, 15, e Juliana, 9, o casal Luis Roberto e Doranice de Freitas saiu cedo de casa na Vila Pasti, Centro, para prestigiar o desfile no Santo Antônio. “É muito importante resgatar o desfile porque estimula as crianças a estudar a importância da data”, opinou Doranice.

Além de comemorar a Independência, o desfile se tornou uma oportunidade para a Prefeitura desfilar as viaturas e promover todos os serviços oferecidos à população, seja na área de segurança pública, educação, cultura e esporte. “Além do estímulo à participação e o convívio social, o evento se torna um momento oportuno para mostrar o que a Prefeitura vem oferecendo ao cidadão, principalmente nas escolinhas esportivas, representadas hoje por atletas de 14 modalidades”, opinou o treinador de judô Alessandro Shiroma, que desfilou com a esposa Karen e as filhas Mariana e Samara, também praticantes da modalidade.

A comemoração cívica foi encerrada por volta das 10h30, após o desfile do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) do Exército, de Jundiaí.