Saúde | 27/10/2022

DENGUE - Prefeitura realiza peça teatral de fantoches nas Escolas Municipais

O objetivo é ensinar as crianças sobre os cuidados e prevenção de doenças transmitidas por mosquitos

A Prefeitura de Louveira realiza peça teatral de fantoches nas Escolas Municipais. O objetivo é ensinar as crianças sobre os cuidados e prevenção das arboviroses, que são doenças transmitidas por mosquitos, como: dengue, zika e chikungunya. A peça é realizada pelos servidores do Serviço de Controle de Zoonoses.

A peça teatral tem meia hora de duração, e mostra a história de duas crianças, onde uma acaba sendo picada pelo mosquito Aedes Aegypti e contraindo a doença. A partir disso é ensinado os sintomas, as formas de tratar a doença e de se prevenir do mosquito.

De acordo com o boletim da dengue emitido nesta terça-feira (25) pela Secretaria de Saúde, Louveira tem 113 casos confirmados: 101 autóctones (contraídos na cidade) e 12 importados (de outras cidades). Ao todo são 361 notificações e 3 casos suspeitos.

Confira a agenda de apresentação da peça teatral:

- CEIL Infantil Bairro: 7 de novembro - 8h30 / 9h.

- Pequenos Brilhantes: 19 de outubro - 8h30 / 9h / 9h30.

- Frederico Pagotto Infantil: 20 de outubro - 8h30 / 14h.

- Odair Montelatto: 9 de novembro - 8h30 / 14h.

- Chapeuzinho Vermelho: 24 de outubro - 8h30 / 9h / 14h / 14h30.

- Pedro Miqueletto: 25 de outubro - 8h30 / 9h / 14h / 14h30.

- Mundo Maravilhoso: 26 de outubro - 8h30 / 9h / 14h / 14h30.

- Herdeiros do Futuro: 27 de outubro - 8h30 / 14h.

- Paraíso do Saber: 31 de outubro - 9h30 / 14h30.

- Pica Pau Amarelo: 1 de novembro - 10h30 / 14h30.

- Ceil Infantil Centro: 3 de novembro - 8h30 / 9h / 14h30.

- Nicolau Finamore: 4 de novembro - 8h30 / 9h30 / 14h30.

Como se prevenir da Dengue?

- Tampe tonéis e caixas d’água; - Mantenha as calhas sempre limpas; - Deixe garrafas ou outros recipientes sempre virados com a boca para baixo; - Mantenha lixeiras bem tampadas;

- Deixe ralos limpos e com telas;

- Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;

- Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

- Retire água acumulada na área de serviço ou em locais como atrás da máquina de lavar roupa. Áreas externas de casas e condomínios;

- Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;

- Limpe ralos e canaletas externas;

- Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;

- Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticados, para evitar formação de poças d’água;

- Mantenha objetos que podem acumular água, como pneus, cobertos ou virados de forma que a água não fique parada

- Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa para evitar acúmulo de água.

Denuncie

Você também pode colaborar no combate à dengue denunciando possíveis criadouros do mosquito pelo número (19) 3878-2323, das 9h às 17h.