Cidadão

Empresa

Servidor

Segurança | 27/06/2023

Defesa Civil segue com o trabalho constante da Operação Estiagem de 2023 em Louveira

O foco é nas medidas preventivas e conscientização, sobretudo por conta dos incêndios que podem ser provocados devido a ausência de chuvas

A Prefeitura de Louveira, por meio da Defesa Civil da Secretaria de Segurança, segue realizando um trabalho constante da Operação Estiagem de 2023. O foco é nas medidas preventivas e conscientização, sobretudo por conta dos incêndios que podem ser provocados devido a ausência de chuvas neste período de inverno. A Operação Estiagem segue até 30 de setembro. 

No último dia 13, a Defesa Civil de Louveira participou do curso de capacitação para combate de incêndios. O curso tem como objetivo aprimorar os procedimentos de ação durante a época de estiagem, em que a baixa umidade relativa do ar aumenta o risco de queimadas em vegetação. Foram abordados diversos assuntos, como as previsões climáticas para os meses de junho, julho e agosto. Pelas projeções dos institutos climáticos, a previsão é de chuvas leves até a primeira quinzena de agosto, e após existe a possibilidade de um período de estiagem severo. 

Foram discutidos aspectos da legislação municipal de Jundiaí para o combate a incêndios florestais e na área urbana da cidade. A Divisão Ambiental da Guarda Civil Municipal de Jundiaí explanou sua atuação no combate aos crimes ambientais, além da demonstração de técnicas de combate a incêndios florestais pelo Corpo de Bombeiros. 

A Divisão de Defesa Civil, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, trabalha no repasse de informações referente às baixas temperaturas. O inverno iniciou em 21 de junho e vai até 23 de setembro, e neste período de baixas temperaturas a prefeitura promove a Operação Inverno, que consiste no acolhimento de pessoas em situação de rua.

Informações sobre o clima: 

- Desde o início do mês de junho, a Defesa Civil operou em 6 dias no estado de ATENÇÃO, pois a Umidade Relativa do Ar – URA ficou abaixo dos 30%, sendo o dia 11/06 a menor registrada (25,5%); Até o momento a média mínima da URA é de 40,1% e a média máxima é de 90,2%;
 
- Em relação a chuvas, o esperado para o mês de junho é de 50,5mm, porém até 25/05 choveu apenas 29,3mm entre os dias 13 e 15;
 
- A temperatura média mínima está em 9,7 (Cº) e a média máxima em 24,7 (Cº), as menores temperaturas foram registradas nos dias: 16 (5,5 Cº), 17 (5,6 Cº) e 18 (7,6 Cº), a terceira semana de junho foi a mais frias com média de 7,7 Cº.