Cidadão

Empresa

Servidor

Gestão Ambiental | 30/06/2025

Defesa Civil de Louveira identifica árvore com risco de queda na Rua Atílio Biscuola e toma providências para garantir a seguran

A Defesa Civil de Louveira identificou uma árvore com risco de queda localizada na Rua Atílio Biscuola. Após vistoria técnica realizada por agentes da pasta, foi constatado que uma árvore da espécie guapuruvu Schizolobium parahyba, que se encontra no passeio público (calçada) com altura de aproximadamente 11 metros está apresentando soltura de casca em toda a extensão de seu tronco e galhos, assim como secagem de suas folhas. 

Ambos os sinais indicam a morte do exemplar e o consequente comprometimento de sua capacidade de sustentação. Como a árvore possui altura elevada ao lado de uma via pública movimentada com grande circulação de pessoas e veículos, a poucos metros de um ponto de ônibus, representa perigo iminente à vida de pedestres, motoristas e moradores da região.

A casca das árvores tem as funções de proteção e transporte de substâncias e alimento, que é produzido pelas folhas através da fotossíntese. Sem a casca, a árvore não consegue sobreviver.

Considerando que a morte da árvore implicará em sua perda progressiva de resistência mecânica e de sustentação de seus galhos e tronco, sua altura e a proximidade da via pública e do ponto de ônibus, a analista ambiental da Defesa Civil de Louveira, Tatiana Fidelis, executou o laudo que concluiu que existe risco à vida e ao patrimônio, sendo recomendável a remoção do exemplar, em caráter emergencial, nos moldes do artigo 28 do Decreto Municipal nº 5.164/2019. 

 “Nosso objetivo é prevenir acidentes e proteger vidas. Ao identificar qualquer risco à população, nossa atuação é imediata e coordenada com os demais órgãos do município,” afirmou a técnica ambiental da Defesa Civil, Tatiana Fidelis.
Acesse o link e veja o vídeo: https://youtube.com/shorts/vXoM2GQUzQw?feature=share