Segurança | 22/02/2023

Defesa Civil alerta previsão de chuvas fortes entre quinta (23) e domingo (26)

A Defesa Civil continua com as ações da Operação Verão 2022/2023, que tem o objetivo de proteger a população sobretudo nestes momentos de fortes chuvas de Verão, que seguem até o final de março

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Segurança, informa que entre esta quinta (23) e domingo (26), a previsão é de chuvas fortes na região de Campinas, incluindo Louveira, com 100 mm de chuva. O volume previsto até domingo corresponde a 71% do registrado em todo mês de fevereiro.

“Até o final de março, a Defesa Civil continua com ações da Operação Verão para diminuir e conter os prejuízos causados pelas fortes chuvas. O trabalho é constante e é muito importante para a segurança de Louveira. Em casos de emergência, entre em contato com a Defesa Civil”, disse o prefeito Estanislau Steck.

A Defesa Civil trabalha na prevenção. Toda a cidade, reforça o secretário de Segurança, Osvaldo Roberto Candido, foi mapeada pelo Instituto de Pesquisa Tecnológicas – IPT, sendo assim, é possível identificar os pontos suscetíveis a deslizamentos e inundações, onde são solicitados serviços como limpeza de córregos e rios, limpeza de galerias de águas pluviais, verificação do sistema de micro e macrodrenagem, construção de muros de contenção e outras ações que a Defesa Civil entenda ser necessária para o período de chuvas mais intensas. Além disso, a Unidade do Corpo de Bombeiros tem como atribuição a busca e salvamento de pessoas vítimas de deslizamentos e inundações.

A Defesa Civil de Louveira tem realizado as vistorias preventivas, principalmente nas áreas mapeadas como de risco. Foram recebidas também solicitações de vistorias em árvores com risco de queda. Em parceria com a Divisão de Trânsito, foram identificados locais suscetíveis a inundações e adicionadas placas de advertências nestes locais (foto abaixo).

A Defesa Civil alerta quais orientações seguir para garantir a segurança durante o período de chuva intensa:
- Evitar tráfegos em pistas inundadas e alagadas: pare imediatamente o carro se a chuva estiver muito forte e não atravesse enxurradas;
- Mantenha distância de cabos elétricos molhados ou arrebentados, não fique em áreas abertas ou em alto de morros e topos de prédios;
- Não se aproxime de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos;
- Não se abrigue debaixo de árvores e evite lugares que ofereçam pouca proteção ou nenhuma contra raios;
- Não estacione próximo a árvores ou linhas de energia elétrica;
- Não use telefone com fio;
- Não fique próximo a tomadas, canos, janelas e portas metálicas.

A Operação Verão é realizada em todos os municípios do Estado, sob a coordenação da Defesa Civil Estadual. O Plano de Contingência, que tem como objetivo preparar a cidade para esses eventos, cria uma estrutura operacional e de ação integrada para o caso de emergências como enchentes, inundações, deslizamentos ou outros incidentes na cidade.

Serviço

A Defesa Civil disponibiliza um serviço de mensagem (SMS) para avisar diretamente os cidadãos sobre riscos de tempestades ou outros eventos climáticos. O serviço de texto fornece informações meteorológicas sobre qualquer um dos 645 municípios do Estado de São Paulo.

Para ter acesso, o morador deve realizar o cadastramento enviando um SMS para o número 40199. Basta digitar o CEP da sua residência ou de outros locais de interesse.

Conforme a Lei 12.340/14, que trata da prevenção aos riscos de desastre, é obrigatório que empresas de telefonia móvel transmitam, gratuitamente, informações de alerta à população.

O serviço é gratuito e a pessoa pode cadastrar quantos CEPs quiser, desde que cadastre um por mensagem.

Em caso de emergência ligue para Guarda Municipal pelos números 153 ou (19) 3878-1512.

defesa civil