Educação | 06/10/2023

Dando início à celebração do Dia das Crianças, escolas municipais promovem atividades lúdicas

A programação incluiu muitas atividades culturais, de lazer, inclusive passeios à Fazenda Santo Antônio; e para promover a integração entra família/escola, muitas ações também terão a participação dos pais e responsáveis; em algumas escolas as atividades já começaram nesta semana

Para celebrar o Dia das Crianças, comemorado na próxima quinta-feira (12), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, planeja diversas atividades para os alunos da rede municipal de ensino. A maioria das escolas realizará ações a partir do dia 16, mas em algumas unidades as atividades já aconteceram durante esta semana. Entre as possibilidades promovidas pela Prefeitura está o passeio à Fazenda Santo Antônio com alunos de diversas escolas, com direito à pipoca, algodão doce e muitas brincadeiras.

De acordo com a Secretaria de Educação, cada escola planejou as atividades pedagógicas e lúdicas a serem desenvolvidas, com base na fase das crianças. Muitas, inclusive, têm também a participação dos pais e responsáveis, com o propósito de integrar a família dentro do ambiente escolar, ofertando às crianças a oportunidade de vivenciar experiências não apenas pedagógicas, mas também afetivas.

A programação geral incluiu muitas atividades culturais - apresentações teatrais e musicais, exposição de trabalhados elaborados pelas crianças, sessão de cinema, cantatas, oficinas culturais e artísticas; de atividades físicas – capoeira, zumba infantil e zumba com a família, jogos e brincadeiras; e de lazer – que inclui passeio pela Fazenda Santo Antônio, sessões de relaxamento e encontros temáticos como Dia do Pijama, Baile do Hawaí com frutas, Dia do Cabelo maluco, Festa à Fantasia, entre outros.

No CECI (Centro Educacional de Convivência Infantil) Pequenos Brilhantes, as atividades já começaram nesta semana com música no pátio, festa à fantasia, apresentação teatral e brincadeiras lúdicas – dia da fraldinha, brincadeiras com água, contação de histórias, momentos de relaxamento, oficinas e brincadeiras, circuito sensorial, roda de conversa com as famílias. Também realizaram atividades diferenciadas nesta semana o Cecoin Arco Íris e CECI Pequeno Príncipe.