Cidadão

Empresa

Servidor

Fundo Social de Solidariedade | 02/08/2023

Cursos de cuidador de idosos e cuidador infantil continuam no Fundo Social de Solidariedade com aulas práticas e teóricas

As capacitações estão sendo realizadas em salas que foram preparadas especialmente para estas ações na sede do Fundo e estão previstas para finalizar em outubro

Os cursos de cuidador de idosos e cuidador infantil, do Fundo Social de Solidariedade de Louveira, em parceria com o Nucca (Núcleo de Capacitação de Louveira) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico  seguem em andamento. As aulas foram iniciadas em 10 de julho, contando com aproximadamente 25 alunos em cada turma. O objetivo dos cursos é a formação de profissionais que atendem nos cuidados dessas pessoas, considerando suas necessidades específicas. 

“Os cursos estão sendo um sucesso, com aulas teóricas práticas, para que as pessoas estejam capacitadas para realizar um trabalho humanizado da melhor forma possível”, disse a presidente do Fundo Social, Magali Steck.

Na última semana, durante as aulas foi utilizado um simulador de idoso, para que o aluno sinta na prática as dificuldades de visão, audição e locomoção. Além disso, os alunos também receberam um livro sobre cuidado com os idosos. 

No caso das crianças, o foco está no desenvolvimento físico e psicossocial, abrangendo aspectos como higiene, conforto, alimentação, saúde e entretenimento. Já no caso dos idosos, o objetivo é promover um envelhecimento saudável, com ações voltadas para preservar a autonomia e independência, bem como garantir o bem-estar social, familiar e ético. 

Além disso, busca-se promover a inclusão e fortalecer as relações da criança com seus pares, familiares e profissionais das áreas de educação e saúde. São os primeiros cursos oferecidos pelo Fundo neste novo modelo de gestão implantado pela Prefeitura de Louveira, que tem como objetivo proporcionar capacitação profissional.

As capacitações estão sendo realizadas em salas que foram preparadas especialmente para estas ações na sede do Fundo e estão previstas para finalizar em outubro.