Segurança | 11/09/2014

Câmeras de Segurança começam a funcionar no Santo Antônio

flagrante

A Prefeitura de Louveira prossegue com a implantação do sistema de segurança por videomonitoramento na cidade. Após a criação de um ‘cinturão’ em torno das regiões Central e Rural, agora é a vez do monitoramento do Santo Antônio começar a entrar em operação.

Dentro de uma base instalada na sede da Guarda Municipal, os guardas já recebem as informações captadas pelas câmeras instaladas na Rua Atílio Biscuola – na saída para a Anhanguera – e no Trevo do Burch. Até o final desta semana, entram em operação as câmeras instaladas na Avenida Nicolau Stábile e na Av. Paulo Prado – mais especificamente na bifurcação com a Anhanguera, próxima ao viaduto, e nas entradas e saídas do Bairro.

Isso significa que se um veículo utilizado em algum delito transitar pelas vias já cobertas pelo sistema, as informações serão imediatamente remetidas às forças policiais da cidade, o que colabora com a agilidade e eficácia dos serviços de segurança pública.

A estimativa da Prefeitura é concluir a instalação do Infovia Municipal - como foi denominado – em 30 dias. O sistema será composto por 88 câmeras, sendo 68 do tipo OCR, 16 de longo alcance, que serão acopladas em pontos estratégicos com grande circulação de pessoas - como praças, bancos e escolas –, e mais quatro fixas, sendo que uma já está instalada na Região Central. Deste número, 36 câmeras OCR, uma fixa e duas Dome já estão em pleno funcionamento. E, até o final desta semana, outras 11 OCR’s serão implantadas, restando  somente 21 deste tipo.

A expectativa é que nesta semana comece as instalações das demais Câmeras tipo PTZ DOME, em locais estratégicos. Estas câmeras são de alta resolução, têm zoom de quilômetros e podem filmar em qualquer ângulo, uma vez que possuem um giro de 360 graus.

Primeira apreensão

No último dia 3 a Guarda realizou o primeiro flagrante pelo sistema de videomonitoramento. As câmeras da Prefeitura captaram um veículo furtado em menos de um dia depois do furto.

A ocorrência foi registrada pouco antes da meia noite do dia 2, quando o carro foi furtado, e pouco depois as informações já entraram no sistema. Já na madrugada de quarta, às 1h29, o Fusca foi filmado pela Câmera instalada na Romildo Prado, próximo à Santa Casa.

Com isso, a Guarda começou a fazer uma busca pelo veículo e apreendeu o veículo na região central. Os cinco indivíduos, entre eles um menos, foram  encaminhados à delegacia e o veículo, por sua vez, foi devolvido à vitima.

Interligação dos prédios públicos

Além de auxiliar na redução da criminalidade, a estrutura de fibra óptica será utilizada para aperfeiçoar a comunicação entre os prédios públicos, que já estão sendo interligados. Com isso, o acesso ao sistema da Prefeitura de atendimento ao cidadão será agilizado, o que reflete diretamente na melhora dos serviços públicos prestados. “Estamos muito próximos de ter quase 90 por cento dos Prédios públicos usufruindo de uma rede rápida, ágil e confiável. Isso irá refletir em serviços públicos de melhor qualidade ao cidadão louveirense”, afirma o diretor de Tecnologia da Informação da Prefeitura, Marcelo França.

Readequação do projeto

Em 2013, o projeto foi readequado para incorporar câmeras do tipo OCRs, apropriadas para efetuar a leitura de placas de veículos.  Além deste modelo, serão instalados outros dois tipos de câmera: a DOME, com giro de 360 graus e alcance do zoom que chega a quilômetros de distância, e a fixa. Todas as câmeras serão de alta resolução em HD, o que facilita a identificação de possíveis veículos roubados, além de indivíduos suspeitos.

Para ‘sair do papel’, foi preciso ainda modificar o sistema de transmissão entre os dois lados da Anhanguera, já que as Concessionárias responsáveis pela administração das rodovias que cortam a cidade não haviam liberado a passagem dos cabos com fibras óticas. Com isso, rádios transmissores foram instalados nas duas margens da Anhanguera para interligar as informações coletadas pelas câmeras do Bairro Santo Antônio e do Centro.

Equipe rigorosamente selecionada

A equipe que irá monitorar as Câmeras foi rigorosamente selecionada e posteriormente pela empresa que implantou o sistema. Ao todo são 14 guardas municipais coordenados por um inspetor, que juntos serão responsáveis pela comunicação de rádio, atendimento e despacho das ocorrências, monitoramento das câmeras e controle de entrada e saída de veículos suspeitos.

Em grandes festas e eventos esportivos, a GM contará com o auxílio de uma Van adaptada como base de videomonitoramento. O veículo será aparelhado com os equipamentos mais modernos em sistema de vigilância, que transmitirão as imagens captadas à Central.