Cultura & Eventos | 22/08/2023

CULTURA NA ESTAÇÃO: Mais uma edição marca diversidade cultural de Louveira

A sexta edição do evento cativou público na Estação no último sábado

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Cultura e Eventos, realizou no último sábado a sexta edição da “Cultura na Estação”, na Estação Ferroviária de Louveira. O evento neste mês contou com o Café Rural, Passeio histórico “Louveira: Antes, durante e depois da Ferrovia”, apresentação da Corporação Musical Progresso Louveirense, ações com a editora louveirense Versum e o Festival PropagaSons.

“Fizemos mais uma vez um evento lindo, com um público maravilhoso. Agradecemos a todos que vieram prestigiar os caminhos que estamos trilhando para a Cultura na nossa cidade. No próximo mês nos encontraremos novamente, com diversas atrações e opções de lazer para todos!” comenta o Prefeito Estanislau Steck.

Nesta Edição a Cultura na Estação contou com Lançamento do livro Resquícios – Poesia Caótica Para Dias Tranquilos, de Hugo Rodrigo, pela Editora Versum, com a participação do Palhaço Tristovan como mestre de cerimônias do evento: show de Mágicas, com a Ilusionista Wonka (Iris Oliveira); Poemas Tagarelas, com a palhaça Tagarela (Liah Albuquerque) e Palhaça Espalha Brasa (Diacuí Pagotti); e Sarau Trupe da Poesia, com microfone aberto.

“Foi um sucesso! As crianças, em peso, interagiram com as apresentações infantis, puderam cantar e recitar parlendas no palco, e até ganharam língua-de-sogra!” comenta Liah Albuquerque, da Editora Versum.

No Sarau Trupe da Poesia teve a participação de pessoas da plateia, de expositores de artesanato, turistas, alguns integrantes da Academia Louveirense de Letras e Artes (ALLA), incluindo Diacuí Pagotti, presidente da ALLA, Iris Oliveira, Cida Reis, Samuel Moscospki e João Batista, que registrou vários momentos do evento. Mayk Nascimento, Lucas Carlini, Edileia Martins também participaram, além de Liah Albuquerque e Hugo Rodrigo, responsáveis pelo sarau. Foram descobertos novos talentos – escritores louveirenses que, pela primeira vez, puderam mostrar seu trabalho, com destaque para Gustavo Alves.

Toda edição da Cultura na Estação conta com o Passeio Histórico “Louveira: antes, durante e depois da Ferrovia” realizado pela equipe do Centro de Pesquisa e Documentação de Louveira. Os louveirenses Rodrigo e Tamara Campos participaram do passeio e compartilharam como foi a experiência “Achei importante porque a cultura e a história da cidade tem que estar no cotidiano das pessoas. Então, para você entender a cidade, você tem que saber o que aconteceu nela, no passado, tudo, das pessoas que vieram, que construíram a cidade. Enfim, quero participar mais vezes,  foi muito bom. É uma equipe muito capacitada, explicaram bem muitas coisas que eu não sabia também” comentou o casal.

Para finalizar a Edição, a Cultura na Estação promoveu o Festival PropagaSons que contou com o painel “Colaboração entre artistas: A importância da colaboração entre artistas de outras cidades para construção da "cena" cultural independente” com a participação dos artistas Liah Albuquerque e Hugo Rodrigo e  mediado por Nay, produtor do PropagaSons, apresentações de UJOHNY, GK (formado pelos artistas Vincxnt e Jhuãnito) e Kito Campos em performances que reverenciam o rap nacional e uma variedade de gêneros musicais.

“Nós do Coletivo Abertamente, estamos imensamente gratos pelo Festival e toda energia de quem estava presente. Conseguir  proporcionar um espaço digno de apresentação e valorização artística, além de diálogo com a classe é sempre emocionante e especial. Agradecemos a Secretaria de Cultura e Eventos por confiar na nossa coletividade. Nos vemos em uma próxima!”, comenta Nay, produtor do Festival PropagaSons.

A Cultura na Estação volta com diversas atrações no próximo mês, no dia 16 de Setembro.