Cultura & Eventos | 19/07/2023

Cultura na Estação com 1° Encontro de Big Bands é sucesso e marca cenário musical de Louveira

O evento reuniu o público na Estação Ferroviária durante todo o sábado

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Cultura e Eventos, realizou no último sábado (15), a quinta edição da “Cultura na Estação”. O evento, neste formato, acontece desde março, trazendo atrações culturais, shows, oficinas e muito mais. Neste mês, o enfoque da Cultura na Estação foi o 1° Encontro de Big Bands de Louveira, que contou com a apresentação da consagrada Progresso Louveirense, da big bands convidadas Speakin’ Jazz, Campinas Jazz, Americana Jazz, a renomada Big Band do Conservatório de Tatuí e a local Louveira Big Band.

“A Cultura na Estação cresceu tanto que acabou abrangendo outro evento, o 1° Encontro de Big Bands, que foi lindo! Quem esteve presente pode prestigiar essa festa linda, tivemos a apresentação de seis bandas instrumentais, as Big Band, em um espetáculo envolvente. Recebemos músicos de alto nível e era notável ver a paixão e o comprometimento de cada um em cima do palco. Com certeza é uma data que não será esquecida dentro das festividades culturais da nossa cidade", comenta o Prefeito Estanislau Steck.

A Cultura na Estação, neste mês, contou com o Café Rural, promovido através da SEDEC, com a confeitaria La Brique, passeio histórico “Louveira: Antes, durante e depois da ferrovia” com a equipe do Centro de Documentação e Pesquisa de Louveira e também diversas oficinas de arte e artesanato, como oficinas de Desenho, Pintura em Tecido, Bijuterias e outras.

No entanto, o destaque dessa edição ficou para o 1° Encontro de Big Bands, Louveira foi palco para um espetáculo orquestrado pelas bandas de casa e convidadas. A tradicional banda de Louveira, Corporação Musical Progresso Louveirense ficou responsável pela abertura do evento. Já às 14h,  aconteceram as apresentações seguidas das Big Bands: Speakin’ Jazz Big Band, Campinas Jazz Big Band, Americana Jazz Big Band,a Big Band do renomado Conservatório de Tatuí e encerrando com a nossa Louveira Big Band. O público esteve presente desde o começo do evento e seguiram até a noite, acalentados pelas incríveis apresentações de renomados músicos brasileiros.

Maycon Paiva é regente e participa da Progresso Louveirense há vinte anos, com a expansão da banda para a Louveira Big Band, também passou a integrar a seção instrumentista desta. Maycon diz que o evento foi uma data histórica para os realizadores da valorização da música instrumental na região. “Foi um acontecimento muito importante para nós músicos da banda, uma coisa fantástica, fenomenal e acredito que até mesmo para público também o fato de poder estar em um ambiente público, aberto a todos, e estar vendo os músicos da envergadura que vieram, vieram músicos renomados, de alto quilate de conhecimento musical” contou Maycon Paiva, que também celebra os investimentos em cultura realizados em Louveira e ainda almeja, futuramente, a criação de uma orquestra municipal.