Cultura & Eventos | 19/05/2023

Cultura na Estação acontece neste sábado, dia 20, na Estação Ferroviária de Louveira

O evento conta com diversas atrações culturais, além da presença da Feira de Arte e Artesanato, food trucks, brinquedos infláveis, pipoca e algodão doce

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Cultura e Eventos, promoverá neste sábado (20) a terceira edição da Cultura na Estação. O evento estimula a cultura louveirense, trazendo mensalmente, em todo terceiro sábado do mês, uma grade de atrações culturais durante todo o dia.

“Preparamos uma grade de atrações ricas culturalmente. Além de apoiar os artistas locais, por meio das atrações e da feira de Arte e Artesanato, o evento também impulsiona o comércio local, com a presença de food truck e muita diversão para família e crianças, com brinquedos infláveis, pipoca e algodão doce. Não fique de fora!” comenta o Prefeito Estanislau Steck.

A Cultura na Estação acontece das 9h às 22h, na Estação Ferroviária de Louveira, localizada na Rua 21 de Março, Vila Pasti. Confira abaixo a programação completa da Cultura na Estação:

9h - CAMPANHA DO AGASALHO

Esta edição começará mais cedo por um motivo especial: Dia D da Campanha do Agasalho do Fundo Social de Solidariedade. A Praça da Bica e a Estação Ferroviária serão pontos de arrecadação de agasalhos, roupas e cobertores. A coleta acontecerá de forma Drive-Thru das 9h às 17h, CLIQUE AQUI para mais informações.

10h - PASSEIO “LOUVEIRA: ANTES, DURANTE E DEPOIS DA FERROVIA

Já às 10h acontecerá um passeio com o tema “Louveira: antes, durante e depois da ferrovia", organizado por Jean Camoleze, historiador e pesquisador do Centro de Memória de Louveira. O passeio tem como objetivo promover a ocupação e o reconhecimento dos espaços urbanos e rurais de Louveira ao longo do tempo, valorizando a história local e as projeções da memória coletiva da cidade. O passeio sairá da Estação Ferroviária, passando pela Casas dos trabalhadores da CIA Paulista, Fazenda Santo Antônio, “Cemitério de Escravos”, Igreja e Rio Capivari, Subestação de Energia e retornará para a Estação Ferroviária. Interessados em participar do passeio, deverão realizar a inscrição previamente via formulário, clicando aqui.

11h - BANDA CORPORAÇÃO MUSICAL PROGRESSO LOUVEIRENSE

Às 11h, acontece a apresentação da Banda Corporação Musical Progresso Louveirense, que foi fundada por famílias tradicionais louveirenses em 1927 com o nome “Banda Santo Antonio” para celebrar as festas tradicionais no Bairro Santo Antônio. Em 1981 oficializou-se o atual nome e atualmente a banda é regida pelo maestro Maycon Paiva, pelo assistente Simey Ferreira, composta por 45 músicos e integrantes de apoio.

14h - LANÇAMENTO “A JORNALISTA” POR MARCELO VIEIRA

Às 14h, acontece o lançamento do livro “A Jornalista” do escritor Marcelo Vieira. O livro conta a história das últimas 24 horas de Cristina, mostra a luta de uma jornalista depressiva que passou sua vida tentando desvendar o assassinato de sua mãe por seu próprio pai e cai em uma armadilha fatal que mudará todo seu destino. O autor estará presente para um bate papo e vendas do livro.

16h - FERNANDO SOUSA "SOMDUBOM"

Fernando Sousa já integrou a banda de reggae louveirense “Malana” mas agora segue em carreira solo com o projeto “SOMDUBOM”. Neste Projeto, Fernando traz toda musicalidade brasileira, chamada de “brasilidades” com um repertório variado entre samba, samba rock, reggae, forró, rock, rock 'n roll, pop rock entre outros.

18h15 - FLASHBACK: PASSINHO DA GARAGEM

Já às 18h15, o Flashdance toma conta da Estação Ferroviária. O grupo “Passinho de Garagem” estará trazendo diversas hits para todo mundo dançar, o grupo foi fundado por Lurdinha em um grupo de sete amigos, a fundadora conta que sempre foi apaixonada pelo estilo e saiu pela região espalhando esse amor, já que atualmente o grupo conta com mais de 40 participantes.

20h - BANDA AMAZAI (REGGAE)

Em comemoração ao dia do Reggae, que é celebrado no dia 11 de maio, a Cultura na Estação será finalizada por um grande show da banda Amazai. A Banda que começou nos anos 2000, já tocou em em festivais como SURFOREGGAE, FESTIVAL, Ruffles reggae e também já tocou com grandes bandas como Natiruts, Circuladô de Fulô, Planta e Raiz, Mato Seco, Ponto de Equilíbrio, Ventania, Leões.

Além das apresentações citadas, o evento conta com uma feira de Arte e Artesanato, food trucks, brinquedos infláveis, pipoca, algodão doce.