Cultura & Eventos | 13/09/2023

Cultura na Estação acontece dias 16 e 17 neste mês na Estação Ferroviária

Dobradinha: sábado e domingo trará diversas atrações com o Pólo Cervejeiro

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Cultura e Eventos, anuncia mais uma edição da Cultura na Estação, neste mês, o evento acontece em dois dias: no sábado (16) e domingo (17) na Estação Ferroviária de Louveira, localizada na Rua 21 de Março, Vila Pasti. O evento inicia a partir das 9h no sábado e a partir das 10h no domingo. Neste mês a grande atração é o Pólo Cervejeiro.

Confira a programação para Sábado (16):

9h - Café Rural

O Café Rural acontece das 9h até às 13h no Saguão da Estação Ferroviária. Neste mês, o Restaurante “Casa de Vó Mélia”, que oferece diariamente no almoço um buffet de comida com doces caseiros, e café da manhã colonial para grupos (mediante agendamento), estará responsável pelo Café Rural, oferecendo opções para um delicioso café da manhã com opções de sobremesas caseiras. Todos os itens são de produção própria, feitos artesanalmente com as receitas que foram repassadas pela avó da proprietária, que dá nome ao estabelecimento.

10h - Passeio Histórico “Louveira: Antes, Durante e Depois da Ferrovia”

Orientados pela equipe do Centro de Documentação e Pesquisa de Louveira, os passageiros passarão por pontos históricos da cidade de Louveira, como a Estação Ferroviária,  Casas dos trabalhadores da CIA Paulista,  “Cemitério de Escravos”, Igreja e Rio Capivari e encerrando na Subestação de Energia, onde poderão visitar um espaço rico historicamente. Quem tiver interesse em participar, deverá realizar inscrição previamente, clicando aqui.

10h - Pólo Cervejeiro

O Polo Cervejeiro De Jundiaí estará presente na Cultura na Estação trazendo 18 cervejarias da região e com mais de 70 torneiras de chopp artesanal dos mais variados estilos, com intuito de apresentar para o público que a região está repleta de cervejas de qualidades, com valores acessíveis e algumas delas com medalhas de ouro em um dos maiores concursos de cervejas independentes do mundo. No domingo (17), o Pólo Cervejeiro retorna a Estação Ferroviária para a realização da Pré Oktoberfest, a partir das 10h.

A partir das 10h, inicia as atividades dos food trucks e da feira de artes e artesanato.

11h - Corporação Musical Progresso Louveirense

Às 11h, acontece a apresentação da Banda Corporação Musical Progresso Louveirense, que foi fundada por famílias tradicionais louveirenses em 1927 com o nome “Banda Santo Antonio” para celebrar as festas tradicionais no Bairro Santo Antônio. Em 1981 oficializou-se o atual nome e atualmente a banda é regida pelo maestro Maycon Paiva, pelo assistente Simey Ferreira, composta por 45 músicos e integrantes de apoio.

12h30 - Bate papo com Jorge Ometto da Academia Jundiaiense de Cerveja e Malte

O bate papo vem com a proposta de oferecer uma experiência de degustação guiada para o público, assim ampliando o conhecimento sobre o universo das Cervejas Artesanais. “Em cada momento terei a oportunidade de apresentar 2 cervejas diferentes e desafiadoras onde falarei sobre a origem do estilo, sua história e curiosidades com uma sugestão de harmonização” explicou Jorge Ometto.

14h - Banda 4 caras e meio

A banda surgiu na cidade de Jundiaí, SP em meados de 2013, com a proposta de fazer versões inusitadas de grandes clássicos do rock Nacional e Internacional dos anos 70,80 e 90, mais focado nos anos 80. A banda conta com a sonoridade eletro-acústica e poderosa com um diferencial que são solos de violinos, assim como os instrumentos tradicionais de uma banda de rock. Após algumas reformulações em sua formação inicial, a banda se solidifica com o rock clássico internacional e nacional com os atuais membros.

16h - Apresentação da Oficina Cultura de Street Dance com a Professora Juliette

Às 16h, quem toma o palco é a oficina cultural de Street Dance, os alunos subirão ao palco para uma apresentação organizada pela professora Juliette Bernardes Santana. “O street dance é uma cultura muito rica e precisamos que nossos jovens louveirenses tenham esse conhecimento. Com isso teremos essa apresentação que será essencial para a cidade de Louveira” comentou a Professora Juliette Santana.

16h30 - Bate papo com Jorge Ometto da Academia Jundiaiense de Cerveja e Malte

O bate papo vem com a proposta de oferecer uma experiência de degustação guiada para o público, assim ampliando o conhecimento sobre o universo das Cervejas Artesanais. “Em cada momento terei a oportunidade de apresentar 2 cervejas diferentes e desafiadoras onde falarei sobre a origem do estilo, sua história e curiosidades com uma sugestão de harmonização” explicou Jorge Ometto. No domingo (17), o Pólo Cervejeiro retorna a Estação Ferroviária para a realização da Pré Oktoberfest, a partir das 10h.

18h - Banda Du Maranza

A banda Du Maranza foi formada na cidade de Louveira em 2023. Os 4 integrantes são músicos que já integraram diversas outras bandas da cidade e resolveram iniciar esse novo projeto focado em homenagear as grandes bandas do Pop Rock nacional, como Paralamas, Titãs, Jota Quest, Skank, Barão Vermelho, entre outras, além também de executarem algumas músicas internacionais do mesmo estilo. A banda é carismática e consegue cativar o público com som e performance de muita energia.

20h - Banda Long Way

A Banda Long Way foi formada no final do ano de 2018 pelos músicos e amigos de longa data Rafael e Samuel. Com estilo de Rock e Pop Rock nacional e internacional, fazem shows em toda a região de Campinas e outras localidades. A banda é formada por quatro integrantes sendo vocalista, guitarra, contrabaixo e bateria.

Confira a programação para Domingo (17):

10h - Início

O Polo Cervejeiro De Jundiaí trará 18 cervejarias da região e com mais de 70 torneiras de chopp artesanal dos mais variados estilos, com intuito de apresentar para o público que a região está repleta de cervejas de qualidades, com valores acessíveis e algumas delas com medalhas de ouro em um dos maiores concursos de cervejas independentes do mundo. O evento contará também com a presença de food trucks e exposição de carros antigos.

10h30 - Bate papo com Jorge Ometto da Academia Jundiaiense de Cerveja e Malte

O bate papo vem com a proposta de oferecer uma experiência de degustação guiada para o público, assim ampliando o conhecimento sobre o universo das Cervejas Artesanais. “Em cada momento terei a oportunidade de apresentar 2 cervejas diferentes e desafiadoras onde falarei sobre a origem do estilo, sua história e curiosidades com uma sugestão de harmonização” explicou Jorge Ometto.

11h - Banda AM 37

Do encontro entre quatro músicos que tinham como ideal somar suas experiências e fazer o melhor do estilo Pop Rock e Reggae dos anos 90, 2000 e seguindo o mundo da música, aliado às irreverentes produções musicais. Nasceu em Abril de 2019, na cidade de Louveira, a Banda AM37, uma banda formada por amigos de infância com nome, alma e coração. Com uma proposta musical inovadora e uma forma descontraída de tocar e se apresentar, os integrantes vêm cativando o público nos lugares por onde passam, tornando a banda uma das maiores opções para quem quer dançar e curtir o melhor do Pop Rock e Reggae nacional.

13h - Bate papo com Jorge Ometto da Academia Jundiaiense de Cerveja e Malte

O bate papo vem com a proposta de oferecer uma experiência de degustação guiada para o público, assim ampliando o conhecimento sobre o universo das Cervejas Artesanais. “Em cada momento terei a oportunidade de apresentar 2 cervejas diferentes e desafiadoras onde falarei sobre a origem do estilo, sua história e curiosidades com uma sugestão de harmonização” explicou Jorge Ometto.

14h30 - Banda 3 Impostores

A história todo mundo sabe: amigos que cresceram ouvindo os maiores clássicos do Rock resolvem montar uma banda para tocar essas músicas. Se esses amigos tem mais de 20 anos de estrada tocando em inúmeros bares, casas de shows, além de terem participado das gravações de vários discos, aí a coisa fica bem mais legal. Isso é a Banda 3 Impostores.