Cultura & Eventos | 11/05/2023

Crianças do Centro de Referência do Autismo participaram da 53ª Festa da Uva e 9ª Expo Caqui em atividade de interação social

As crianças estiveram na Área de Lazer do Trabalhador na manhã do dia 6 de maio, acompanhadas pelos pais e pela equipe de profissionais do CAL para passear e desenvolver habilidades sociais

A 53ª Festa da Uva e 9ª expo Caqui de Louveira foi um sucesso em todos os aspectos. Mas uma importante ação realizada durante a festa pode ter passado despercebida para muitos, porém, fez toda a diferença para as crianças e familiares das pessoas atendidas pelo recém inaugurado Centro de Referência do Autismo de Louveira. É que os profissionais do Centro aproveitaram o espaço da festa para realizar a primeira experiência de socialização entre as pessoas atendidas pelo Centro, em sua maioria, crianças.

O Prefeito Estanislau Steck acompanhou de perto a ação, que aconteceu na manhã do sábado, 6 de maio. “Desde que inauguramos o Centro de Referência do Autismo temos recebido muitos comentários positivos, porque é um serviço extremamente importante e que coloca Louveira como um dos poucos municípios que oferecem este tipo de atenção ao autista, com profissionais de todas as áreas, desde fonoaudiólogo, fisioterapeuta, entre outros. E trazer as crianças para a nossa festa foi uma iniciativa da direção do Centro para colocar em prática a interação entre as crianças e em um ambiente externo, o que é muito bom para eles. E sem dúvida foi uma experiência muito bonita. O espaço da festa foi muito bem organizado e preparado para receber a todos”, disse o Prefeito Estanislau Steck.

O grupo, de cerca de 100 pessoas, entre crianças e familiares, chegou cedo na Área do Trabalhador e visitou os principais pontos da festa, participando em cada espaço de atividades elaboradas pelas equipes de profissionais do CAL. As atividades começaram na quadra da Área de Lazer para que eles se ambientassem ao local. As crianças brincaram de roda, de futebol e de muitas outras brincadeiras. Na Vila do Turismo, a atenção toda foi voltada para a experiência de tirar fotos interativas na plataforma giratória de fotos. Já no Espaço do Agricultor, em atividade de raciocínio, as crianças tinham que identificar as frutas pelo card que os monitores entregavam, e então, nos estandes, encontrar as frutas.

A diretora do Centro de Referência do Autismo de Louveira, Paula Lima, explicou que esta foi a primeira experiência de socialização em ambiente externo com as crianças atendidas pelo CAL. “O que fizemos foi um treino de habilidades sociais para trabalhar a interação da família e da criança e orientar o comportamento de ambos em uma festa”, disse ela, que é mãe do Felipe, de 9 anos, que é autista.

A Luciene Coutinho é mãe dos gêmeos, Bruno e Breno, de 6 anos, e estava acompanhada pelo marido nesta experiência dos filhos. Ela conta que o Bruno já é atendido no Centro do Autismo, e que o Breno já está sendo encaminhado também. “Para nós esta é uma ótima experiência, por causa da interação e da afetividade deles junto com os amigos. E eles adoraram o passeio”, disse ela.

Mãe do pequeno Henrique, Vanderlice Ferreira também fez questão de levar o filho para esta experiência. Ela conta que o diagnóstico dele saiu em outubro pela rede pública de Louveira e que ele vem sendo acompanhado desde março pelo Centro de Referência do Autismo. “Estou achando o Centro muito bom. Ele já teve uma evolução, porque antes não falava e hoje já começou a falar. E aqui na festa foi um dia de atividade social muito especial tanto para as crianças quanto para nós, pais e mães. No começo é um pouco difícil porque o autista exige bastante paciência, mas nós não desistimos”, disse.

Após as atividades acompanhadas pelos pais e profissionais do Centro de Referência do Autismo, as crianças terminaram o passeio brincando no parque do circo Family Cirkus, instalado na entrada da festa.

CAL

O Centro de Referência do Autismo foi inaugurado em março de 2023, dentro das ações aniversário de 58 anos de Louveira. Com atendimento humanizado e especializado, o Centro atende cerca de 300 pessoas, entre crianças de adultos, com profissionais de todas as áreas para possibilizar um atendimento global da pessoa autista, no desenvolvimento de suas capacidades e habilidades. O CAL está localizado no piso térreo do Centro de Reabilitação de Louveira (CRL), no Jardim Vera Cruz, 400.