Educação | 06/11/2014
Creches de Louveira comemoram o Dia do Saci-Pererê
Os alunos das creches Pequenos Brilhantes e Mundo Maravilhoso receberam na última sexta-feira (31 de outubro) a visita do Saci-Pererê, em homenagem ao dia deste personagem do folclore brasileiro.
O Dia do Saci foi inserido no calendário nacional em 2005 com o objetivo de valorizar o folclore e a cultura nacional frente às comemorações do Halloween e a influência da cultura norte-americana em nosso país.
A história do Saci
O Saci-Pererê é um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro. Possuí até um dia em sua homenagem: 31 de outubro. Provavelmente, surgiu entre povos indígenas da região Sul do Brasil, ainda durante o período colonial (possivelmente no final do século XVIII). Nesta época, era representado por um menino indígena de cor morena e com um rabo, que vivia aprontando travessuras na floresta.
Porém, ao migrar para o norte do país, o mito e o personagem sofreram modificações ao receberem influências da cultura africana. O Saci transformou-se num jovem negro com apenas uma perna, pois, de acordo com o mito, havia perdido a outra numa luta de capoeira. Passou a ser representado usando um gorro vermelho e um cachimbo, típico da cultura africana. Até os dias atuais ele é representado desta forma.