Governo | 19/03/2014

CPTM realiza pesquisa para planejar transporte nas sete cidades do Aglomerado Urbano de Jundiaí

O gerente de planejamento da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Luciano Luz, participou do encontro dos prefeitos do Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ) na manhã desta terça-feira (18 de março), em Jarinu, onde apresentou uma pesquisa de planejamento do transporte na região. A CPTM, segundo ele, quer saber quais são escolhas de meios de transporte da população dos sete municípios que formam o AUJ.

Para isso, pesquisadores uniformizados e identificados com crachá visitarão seis mil domicílios dos municípios de Jundiaí, Louveira, Campo Limpo Paulista, Cabreúva, Itupeva, Jarinu e Várzea Paulista.

A ação - que conta com a colaboração das Prefeituras, operadores de transporte e policiais - tem como objetivo apontar áreas que apresentam mais deslocamentos, indicar polos de origem e destino das viagens (O.D.), entre outros que permitem avaliar e orientar os investimentos em sistemas de transporte.
Os seis mil domicílios que serão visitados foram escolhidos por meio de sorteio. Assim, nem todos os moradores da região serão pesquisados. Os domicílios sorteados serão previamente avisados da visita do pesquisador por meio de carta. Para segurança dos residentes, na carta será informado o número [senha] que identificará o pesquisador. A identificação do pesquisador se dará também com o uso de crachá.

A equipe de pesquisadores possui experiência de trabalho no Censo Demográfico do IBGE. A conclusão das visitas está prevista para final de maio e o resultado final estimado para o final deste ano.

Além do trabalho porta a porta, o grupo de pesquisadores vai entrevistar 22 mil pessoas nas rodovias da região. As informações fornecidas pelos entrevistados serão mantidas em sigilo.