Desenvolvimento Econômico | 11/03/2021
COVID - Fase Emergencial terá toque de recolher e medidas mais rigorosas a partir de segunda (15)
Louveira vai seguir medidas anunciadas pelo Governo do Estado de São Paulo nesta quinta-feira e que entram em vigor na próxima semana
Seguindo determinações do Governo do Estado, Louveira entra a partir da próxima segunda-feira (15) na Fase Emergencial do Plano São Paulo, a mais restritiva imposta aos municípios paulistas desde o início da pandemia. A medida – que deve permanecer pelo menos até o dia 30 de março - visa conter o avanço da contaminação por coronavírus em todo o Estado, que se encontra à beira de um colapso do sistema de saúde.
A partir do dia 15 ficam suspensas as atividades religiosas coletivas como missas e cultos, campeonatos esportivos e aulas presenciais na Rede Estadual de Ensino. O Governo também proibiu a abertura de lojas de material de construção (até então consideradas essenciais) e instituiu o toque de recolher das 20h às 5h. A circulação de pessoas pelas ruas neste horário só deve acontecer em casos de extrema necessidade.
Farmácias e supermercados poderão permanecer abertos, mas a recomendação é que as pessoas evitem ir até estes lugares após as 20h, quando começa o toque de recolher.
Os escritórios de todas as atividades não essenciais, assim como órgãos públicos, devem suspender as atividades presenciais dos funcionários. A recomendação do Governo do Estado é que os trabalhadores permaneçam em home office. Com a medida, que vai impactar 14 setores econômicos, o Governo pretende reduzir a circulação de 4 milhões de pessoas no Estado.
A restrição completa também proíbe a retirada presencial de produtos em restaurantes e lanchonetes, até então permitida junto com delivery e drive thru. Lojas e restaurantes só poderão fazer entregas pelo sistema em que o consumidor recebe o produto dentro de seu veículo (drive thru), entre 5h e 20h, ou por serviços de entrega na residência (delivery) por telefone ou aplicativo de internet.
Escolas
A Secretaria Estadual da Educação antecipou os recessos escolares de abril e outubro. Desta maneira, as escolas estaduais não terão atividades entre 15 e 28 de março. As unidades, entretanto, poderão ficar abertas para atender estudantes que precisem de alimentação e material escolar. As escolas particulares podem se escolher se manterão as atividades presenciais, desde que respeitem o limite de 35% da capacidade.
Em Louveira, as escolas da Rede Municipal de Ensino permanecem com as aulas presenciais suspensas. A Secretaria de Educação se prepara para dar início, ainda no mês de março, a aulas virtuais ao vivo que serão realizadas por meio de uma nova plataforma de ensino à distância contratada pela Prefeitura.
Transporte
O início da Fase Emergencial não implicará em mudanças no sistema de transporte público em Louveira, que permanece com o mesmo funcionamento das fases anteriores do Plano São Paulo. Desde o começo da pandemia, a frota de ônibus circular foi reduzida com a interrupção do funcionamento das linhas 1 (Santo Antônio > Cond. Villaggio via centro) e 8 (Mirante Sto. Antônio > Santa Casa) por tempo indeterminado.
Para conferir as linhas e os horários atualizados, acesse: https://louveira.sp.gov.br/servico/onibus.
Para conferir as linhas e os horários atualizados, acesse: https://louveira.sp.gov.br/servico/onibus.
Leitos de UTI
Em Louveira, a ocupação dos leitos de UTI é de 80% desde o dia 2 de março. No Hospital de Campanha, cinco pessoas permanecem internadas. Entre elas, estão dois jovens de 24 e 32 anos. A cidade contabiliza até o momento 1904 casos confirmados de covid-19, 30 óbitos e 282 casos suspeitos. O número de pessoas em isolamento domiciliar aumentou 44% em 24h, indo de 216 para 311.
Por determinação do prefeito Estanislau Steck, de janeiro a março deste ano, a Secretaria de Saúde de Louveira dobrou o número de leitos de UTI do município, reativou o Hospital de Campanha e criou, na última semana, três novos leitos de cuidados intermediários. “Estamos fazendo tudo que está ao nosso alcance para oferecer qualidade de atendimento à saúde em nossa cidade. Contudo, o momento é de cautela e precisamos da colaboração de todos”, afirma o prefeito.
O que muda:
• Atividades religiosas coletivas como missas e cultos não poderão mais ocorrer presencialmente; igrejas podem permanecer abertas para visita de fieis
• Campeonatos esportivos, como jogos de futebol, ficam suspensos
• Escolas da rede estadual ficarão abertas apenas para oferta de merenda. Rede privada poderá decidir sobre a manutenção das atividades presenciais, desde que respeitado o limite de 35% da capacidade
• Lojas de material de construção não poderão abrir
• Home office obrigatório para atividades administrativas não essenciais, incluindo órgãos públicos
• Estabelecimentos não poderão operar com serviço de retirada presencial, apenas delivery
• Drive-thru pode funcionar das 5h às 20h. Delivery pode funcionar 24h
• Atividades em parques e praias ficam proibidas
• Uso de máscaras é obrigatório em todos os ambientes, internos e externos