Cultura & Eventos | 13/07/2023

Corporação Musical Progresso Louveirense se apresenta na Cultura na Estação este sábado (15)

A banda se apresenta regularmente às 11h

Neste sábado (15), acontece mais uma edição da “Cultura na Estação” realizada pela Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Cultura e Eventos. O evento tem previsão de início para às 9h com o Café Rural com a Confeitaria La Brique, às 10h passeio histórico “Louveira: Antes, durante e depois da ferrovia” e a primeira apresentação cultural às 11h, com a banda Corporação Musical Progresso Louveirense.

“A Corporação Musical Progresso Louveirense é um dos melhores exemplos que temos da riqueza cultural que temos em Louveira, é um privilégio ter uma banda tão incrível e musicalmente desenvolvida como essa no nosso cronograma cultural. Então, mais uma vez, deixo aqui o meu convite, para que venham na Cultura na Estação e prestigiem nossa banda e o evento” convidou o Prefeito Estanislau Steck.

A Corporação Musical Progresso Louveirense foi fundada em 1927 e surgiu através de famílias tradicionais de Louveira, amantes da arte-musical, que se reuniram para formar a Banda denominada “Banda Santo Antônio”, para celebrar as festas tradicionais no Bairro Santo Antônio. A Banda Santo Antônio teve como primeiro maestro o Sr. Santo Scarance, seguido dos maestros Ferdinando Canella, José Bertié, Luis Pagotto.

Após um tempo em pausa, em 1980, a banda voltou a atuar novamente sob direção do Sr. Isidoro Scarance, irmão de Santo Scarance, regendo-a por vários anos, seguido pelo maestro Edson Francis. Então, a partir de 30 de abril de 1981, oficializou-se como “CORPORAÇÃO MUSICAL PROGRESSO LOUVEIRENSE”, ligada à Secretaria de Cultura e Eventos e participa das atividades culturais, cívicas e educacionais na cidade.

Atualmente, a banda é regida pelo maestro Maycon Paiva, pelo assistente Simey Ferreira e composta por 45 músicos e integrantes de apoio, nos instrumentos: flauta, clarinete, saxofone, trompa, trompete, trombone, tuba, baixo elétrico, bateria e percussão.

A Progresso Louveirense tem um grande significado a continuidade da tradição regional e identidade cultural. “Sempre falo que enquanto houver bandas como a nossa espalhadas pelo Brasil a fora, sempre haverá renovação atrelada a uma corrente sem hiatos, respeitando o passado e construindo o futuro com responsabilidade social” comenta Maycon Paiva, regente da banda.

A Cultura na Estação acontece no próximo sábado, 15, na Estação Ferroviária de Louveira (Rua 21 de Março, Vila Pasti), a partir das 9h.