Cultura & Eventos | 16/06/2021

COR DE SANGUE - Iluminação especial em vermelho dá destaque à Estação Ferroviária de Louveira e marca Dia do Doador

Luzes têm como objetivo conscientizar a população e homenagear os doadores de sangue; estoques estão baixos devido à pandemia

A Estação Ferroviária de Louveira está com uma iluminação especial, com luzes em tom de vermelho, dentro das comemorações ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado na última segunda-feira (14). A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientização sobre a importância de doar sangue, além de servir como uma forma de agradecimento aos doadores.

A iluminação poderá ser vista à noite, entre 18h30 e 1h, até o próximo domingo (20). A iniciativa é da Secretaria de Cultura.

A cor vermelha nesse importante prédio da cidade tem chamado a atenção das pessoas que passam pelo local. A expectativa dos organizadores é mobilizar os moradores para doar sangue, já que, com a pandemia de covid-19, as doações caíram de forma expressiva.

Saiba como doar
 
- Para doar basta estar saudável, ter entre 16 e 69 anos, pesar pelo menos 50 quilos e não ter ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação.
 
- Quem teve covid-19 deve esperar pelo menos 30 dias para doar.
 
- Pessoas que tomaram a vacina podem doar sangue após quatro semanas da imunização.
 
Louveira não possui um banco de sangue. A Secretaria de Saúde orienta que os interessados procurem a Colsan - Associação Beneficente de Coleta de Sangue, em Jundiaí. O telefone é o (11) 4521-4025.